Assinar
Anadia // Bairrada  

Centro Social recebe donativo do Rotary Curia-Bairrada

A direcção do Rotary Club Curia-Bairrada entregou, na última quinta-feira, um donativo de 510 euros, ao Centro de Bem Estar Social da Freguesia de Tamengos, resultante da angariação de fundos realizado por aquela associação no seu Jantar de Natal.
O donativo em géneros (dois armários de arrumação para a lavandaria, uma máquina de secar roupa, uma máquina de café, três estantes e uma carpete) vai ajudar a equipar esta jovem instituição particular de solidariedade social que está a completar um ano de existência.
Maria Manuel Vicetro, presidente do Rotary Curia-Bairrada, mostrou-se bastante feliz com o facto de estar a ajudar a instituição: “marcámos uma reunião com a direcção e ficámos a saber as reais necessidades em termos de equipamento”, destacou, avançando que, tanto Amílcar Oliveira, presidente da direcção do Centro Social, como Patrícia Carrilho, directora-técnica, deram toda a ajuda necessária, elencando a relação de equipamentos em falta.
Embora este seja o primeiro donativo atribuído pelo Rotary Club Curia-Bairrada ao Centro Social de Tamengos, não será certamente o último, como sublinhou Maria Manuel Vicetro. “O Rotary tem, ao longo deste ano rotário, apoiado diversas instituições”, dando conta da distribuição de cabazes de alimentos, roupas e brinquedos ao CAT (Centro de Acolhimento Temporário) de Crianças e Jovens de Sangalhos, Santa Casa de Misericórdia de Anadia, Centro Social de Aguim e a diversas famílias carenciadas residentes no concelho de Anadia, num total de 40 cabazes, mostrando-se disponível para voltar a ajudar o Centro Social de Tamengos numa outra oportunidade.
Na oportunidade, Amílcar Oliveira destacou que, neste primeiro ano de vida, a prioridade foi dotar a instituição do equipamento mínimo para começar a funcionar, faltando, por isso, ainda rechear a instituição com muito outro equipamento. Embora tenha capacidade para 30 utentes em Centro de Dia, o Centro Social de Tamengos tem, neste momento, 27 idosos, recebendo da Segurança Social comparticipação apenas para 15. “Esta situação obriga-nos a uma ginástica financeira grande, não sendo possível fazer muito mais”, referiu.
Com a comemoração do 1.º aniversário agendada para o próximo dia 16 de Abril, o Centro Social está a organizar um almoço de aniversário e de angariação de fundos aberto à comunidade que, de resto, desde a primeira hora tem sido muito próxima e receptiva em relação à instituição.

Catarina Cerca