Assinar
Anadia // Bairrada  

Avelãs de Cima: incêndio mobiliza dezenas de meios

Um incêndio em mato e pinhal, que deflagrou na tarde do dia 6 de Julho, na zona do Pinhal do Prior (Avelãs de Cima), no concelho de Anadia, obrigou à mobilização de dezenas de bombeiros, provenientes de várias corporações da região. O alerta para o incêndio florestal foi dado às 17h43 e, para além da presença dos Bombeiros Voluntários de Anadia, com 30 homens e nove veículos, combateram o incêndio reforços provenientes da Pampilhosa, Mealhada, Oliveira do Bairro, Águeda, Ílhavo e Vagos.
De acordo com Eduardo Matos, comandante dos Bombeiros anadienses, terão ardido aproximadamente 3,5 hectares de pinheiro e mato naquela zona habitualmente fustigada pelos incêndios. O fogo foi extinto pelas 22h30, no entanto, os bombeiros permaneceram no local até às 24h, em vigilância. No combate ao incêndio florestal, estiveram ainda uma equipa do GIP (Grupo de Intervenção Permanente) da GNR de Anadia e a Associação Florestal de Avelãs de Cima.
Embora não tenham estado em perigo habitações ou empresas, este foi o primeiro grande incêndio registado este ano, no concelho de Anadia e que obrigou a uma maior mobilização de meios.

CC