Assinar
Águeda // Bairrada  

Águeda:Festa do Leitão “é a maior bandeira promocional do concelho”

 

Deolinda, Dr1ve, Quem é o Bob? (tributo a Bob Marley), Perte Tha Zouk, Tony Carreira, Bandas de Garagem e Sede Bandida são os cabeças de cartaz da 18.ª edição da Festa do Leitão que decorre, de 7 a 11 de Setembro, no Largo 1.º de Maio, na baixa da cidade de Águeda.
As entradas custam, este ano, entre 2 euros (dia 11/09) e 3 euros (restantes dias), para uma edição marcada por dificuldades várias: redução do apoio do município, crise económica e pelas obras no GICA que obrigaram a organização a um esforço de adaptação do recinto, mas que terá como actores principais 10 restaurantes de leitão que, ao longo dos cinco dias do certame, vão fazer as delícias dos apreciadores de leitão assado à Bairrada.
A apresentação do certame teve lugar na última sexta-feira, na Estalagem Quinta do Louredo, na Piedade – Águeda.
Na oportunidade, José Castilho, presidente da direcção da ACOAG (Associação Comercial de Águeda) reconheceu ser este o certame mais difícil de organizar dos últimos anos, apelando à generosidade e orgulho das empresas e das gentes do concelho. A redução do apoio camarário e a crise económica que o país atravessa dificultaram sobremaneira a organização do certame que, mesmo assim, continua a colocar bem alto a fasquia para a presente edição.
Por isso, vão ser disponibilizados cerca de dois mil lugares sentados nos vários restaurantes presentes no certame. A dose de leitão vai custar 11 euros, tanto como em 2010, sendo o espumante oficial das Caves Primavera.
E porque a restauração é o pilar da Festa do Leitão, certa será também a qualidade do leitão que vai chegar à mesa dos milhares de comensais, qualidade essa já “por diversas vezes enaltecida e reconhecida”, referiu aquele responsável.
Presentes na edição de 2011 vão estar também quatro novidades gastronómicas: as lancheiras de leitão, a torta de mirtilo, o gelado de ovos moles e o sorvete de mirtilo que atestam, uma vez mais, a criatividade da restauração do concelho, desta feita confeccionadas pelo restaurante Sabores, localizado na baixa de Águeda.
José Castilho falou do certame como sendo “a maior bandeira promocional do concelho” e “um dos eventos gastronómicos mais importantes do país que conseguiu, ao longo das várias edições, sair reforçado, já que o número de visitantes não tem parado de crescer”, contribuindo para que a Festa do Leitão seja “um dos mais antigos e emblemáticos eventos bairradinos, que prestigia a região, o concelho e a ACOAG”.
O certame, fruto de um trabalho tão desgastante quanto gratificante, realiza-se precisamente no momento em que se entra na recta final para a eleição das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal. O leitão – que está entre os finalistas – tem grandes possibilidades de vir a ser um dos escolhidos. Por isso, apelou aos presentes e a toda a região para que votem em grande número no leitão por forma a conseguir-se elegê-lo como uma das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal.
José Castilho destacaria ainda a mostra de artesanato, os expositores de diversos ramos de negócio e o cartaz de espectáculos como grandes atractivos da Festa do Leitão, sem esquecer que no recinto haverá diversas actividades lúdicas para miúdos e graúdos.
Por seu turno, Jorge Almeida, vereador da autarquia aguedense, realçaria também que o certame “marca o calendário das realizações com interesse no país”. Convicto que a festa será um êxito, destacou o empenho da ACOAG na realização que em 2012, apesar dos tempos de crise que o país atravessa, será novamente um sucesso: até porque “não existe crise de vontade”.
Já Celestino Almeida, presidente da Assembleia Municipal, referiu que a ACOAG se pauta “por fazer todos os anos mais e melhor” e que tendo o leitão grande importância e peso para a actividade económica da região, o objectivo do certame “é manter a fama do leitão de Águeda como o melhor leitão de Portugal.”
A terminar, Egberto Canas, vice-presidente da AGOAG recordou os difíceis primeiros anos de certame, numa altura em que os grupos era pagos com um jantar de leitão e espumante, não deixando de recordar alguns patrocinadores que se mantêm presentes desde a 1.ª edição.
Este ano haverá ainda um novo ponto de entrada e bilheteira, junto ao rio de Águeda, facilitando o acesso para quem deixa a sua viatura nos Abadinhos ou à saída de Águeda. Encerra o certame no dia 11, um espectáculo piromusical, com a duração de 20 minutos.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt