Assinar
Anadia

Curia muda de figurino dentro de um ano

 

A Curia como hoje a conhecemos não será a mesma dentro de um ano. A requalificação urbana e acessibilidades da estância termal foram apresentadas na penúltima quarta-feira, na Associação Rota da Bairrada (antiga estação da CP).
A obra, cuja adjudicação foi assinada na ocasião (entre a Câmara Municipal de Anadia e a empresa CJR), vai custar 1.867.474 euros (+ IVA) e tem um prazo de execução de 12 meses.
Esta requalificação permitirá destacar “o potencial turístico e valorizar os recursos naturais existentes, associados à Estância Termal da Curia”, referiu o arquitecto responsável pelo projecto, Rui Rosmaninho, que prosseguiu explicando a estratégia de intervenção, num total de 50 mil m2, que se vai basear em cinco pontos fundamentais: remodelação profunda da pavimentação rodoviária e pedonal (passeios, vias, estacionamento); aplicação de mobiliário urbano actual e funcional; substituição da rede de iluminação pública por uma alternativa inovadora, durável e de mais baixo consumo (iluminação LED, com aparelhos personalizados com a palavra “Curia”); construção de novas infra-estruturas para drenagem de esgotos, águas pluviais e abastecimento de águas; e definição de um traçado para ciclovia, de 2,5 kms.
A área de intervenção abrange o núcleo central da povoação, compreendida entre a EN1/IC2 e a envolvente ao parque verde das termas e aos hotéis. Serão abrangidas a Avenida dos Plátanos, o actual parque das merendas, a rotunda envolvente à estação da CP, a rotunda Dr. Luís Navega, a Rua do Pinheiro Manso, a Rua das Tílias, a Rua das Laranjeiras e a Rua dos Plátanos.
Rui Rosmaninho destacaria a intervenção em determinados pontos negros da vila: na Rua das Laranjeiras (zona dos cafés; esta rua passará a ser de sentido único), a construção de duas rotundas (junto ao café D. João e outra na R. dos Plátanos, em direcção à Mata da Curia), e ainda uma intervenção na R. das Tílias (junto à farmácia). “São zonas complicadas em termos de circulação rodoviária que queremos solucionar.”
Adiantou ainda a criação de um parque lúdico, onde é hoje o parque das merendas. Este terá novas mesas de piquenique, um parque infantil, sanitários públicos completamente remodelados e um palco suspenso. Na pavimentação, será dada primazia, em certos pontos, nomeadamente nas rotundas (que serão sobreelevadas), ao paralelo de granito (castanho e cinzento) que, para além da qualidade estética, confere durabilidade – “desta forma, voltar-se-á ao que existia antigamente na Curia”.
Quanto à arborização, foi feito o levantamento fito-sanitário de mais de 600 árvores, tendo-se verificado, segundo o arborista José Carlos, que “algumas necessitam de transplantação e outras de abate”. “As intervenções, nomeadamente nas árvores de grande porte, serão feitas de forma a manter a estrutura natural, mas também a preservar a segurança de pessoas e bens”, explicou José Carlos.

Oriana Pataco
oriana@jb.pt