Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

300 cicloturistas pedalam em nome da mobilidade

Mais de 300 cicloturistas percorreram o concelho de Oliveira do Bairro, numa distância de 30 quilómetros, no último sábado, assinalando a Semana Europeia da Mobilidade. A iniciativa foi realizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

Um passeio, o sexto, que, este ano, segundo o vereador Carlos Ferreira, “registou uma adesão acima de todas as expectativas”.

Carlos Ferreira faz um “balanço francamente positivo da iniciativa. Contámos com uma adesão acima do esperado, tivemos a participação de pessoas de todas as idades, de todas as freguesias sem o registo de incidentes ao longo do percurso”.

O mesmo responsável destaca o facto desta ser uma iniciativa que “consegue cumprir três grandes propósitos: sensibilizar e alertar as consciências para as questões ambientais, convocar a população do concelho para a vivência do que é local com a possibilidade de apreciar e contactar com as suas paisagens, gentes e hábitos, e ainda promover duas horas de actividade física”.

O autarca destaca ainda que, “paralelamente, durante o dia, decorreram várias actividades de rua, na avenida Dr. Abílio Pereira Pinto, que esteve interdita ao tráfego automóvel, nomeadamente aulas de aeróbica e atendimento aos utentes que procuraram o balcão da acção médico social”.

“Os veículos alternativos, ao dispor da população, também não pararam de percorrer uma avenida livre de trânsito, mas repleta de pessoas, actividade física e animação”, afirmou.