Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Cantanhede: Câmara entrega Cabazes de Natal a famílias carenciadas

 

O Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, entregou à Conferência de São Pedro, da Sociedade de São Vicente de Paulo, uma oferta de 85 Cabazes de Natal para serem distribuídos por indivíduos e famílias em situação de carência social.
Esta tradição que remonta há alguns anos foi cumprida hoje, 15 de Dezembro, no edifício dos Paços do Concelho, numa reunião com responsáveis da instituição, designadamente Rui Branco, Ildefonso Samelo, Camilo Mendonça, Euclides Branco, Célia Lourenço e Ascensão Carvalho, na qual marcou também presença o vereador da Solidariedade e Acção Social, Pedro Cardoso.
Na ocasião, o líder do executivo camarário sublinhou «o significado desta parceria com a Conferência de São Pedro, da Sociedade de São Vicente de Paulo, no sentido de facultar a 85 a famílias carenciadas uma consoada condizente com o espírito que queremos ver sempre associado ao Natal. No período difícil que o país atravessa e em que assistimos ao acentuar dos problemas sociais, são importantes estes gestos que proporcionam a quem precisa algum bem-estar e aconchego nesta quadra que queremos que seja vivida por todos em ambiente de paz, alegria e esperança».
João Moura lembrou a propósito que «a oferta dos cabazes de Natal é apenas uma das acções do trabalho de apoio social que a autarquia leva a cabo durante todo o ano junto de mais de 500 famílias, uma trabalho desenvolvido de forma discreta pelo Banco de Recurso Colmeia e no qual colaboram muitos voluntários empenhados na causa da solidariedade. É uma resposta social muito importante, ainda mais neste tempo de crise, e dispõe de condições para atender aos casos de emergência social que vão surgindo».
Em representação da Conferência de São Pedro falou Ildefonso Samelo, que agradeceu à Câmara Municipal «a disponibilidade com que mais uma vez acedeu a patrocinar a oferta de cabazes de Natal a famílias necessitadas. E se a iniciativa é uma tradição antiga da instituição é justo reconhecer que os cabazes são oferecidos pela autarquia e nós fazemos questão de o dizer a quem os recebe. É muito importante mantermos estes gestos que fazem muita diferença no Natal de dezenas de famílias. Neste período de crise em que cada vez é mais difícil resolver os problemas socais, não podemos atirar a toalha ao chão, temos de continuar a ajudar quem precisa». A terminar Ildefonso Samelo enalteceu ainda a Câmara Municipal pelo «apoio logístico no transporte dos bens provenientes do Banco Alimentar Contra a Fome que a Conferência de São Pedro, da Sociedade de São Vicente de Paulo, distribui pelas famílias mais necessitadas. Sempre que é preciso a autarquia disponibiliza dois funcionários e uma viatura para esse efeito o que, naturalmente, é digno do nosso maior apreço».