Assinar
Anadia // Bairrada  

Município de Anadia distingue alunos de excelência

 

À semelhança da edição do ano anterior, os vencedores do 16.º Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa são todos alunos no Colégio de Nossa Senhora da Assunção (Famalicão). Francisco Manuel Gonçalves, no 2.º ciclo; Maria Beatriz Ferreira, no 3.º ciclo e Carolina Cunha Carreiro, no Secundário, venceram nas três categorias, a 16.ª edição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa (ano lectivo 2010/2011).
A cerimónia de entrega do Prémio teve lugar no passado dia 20 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Anadia.
O Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, criado em 1996 pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa e promovido anualmente pela Câmara Municipal de Anadia, visa distinguir os melhores alunos do 2.º e do 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário do concelho. No total, foram entregues mais de mil euros (500 euros para a aluna vencedora do 12.º ano e 250 euros para os alunos melhor classificados nos 2.º e 3.º ciclos). Os alunos distinguidos com a menção honrosa receberam igualmente diplomas e um dicionário revisto, já com o novo acordo ortográfico.

Mérito reconhecido. Com o auditório lotado de familiares, docentes, autarcas e amigos dos alunos, Maria do Céu Castelo-Branco, directora regional adjunta de Educação do Centro (DREC) mostrou-se muito feliz e orgulhosa, considerando o momento “único, gratificante e de grande riqueza” pelo facto de tão importante prémio distinguir alunos do seu concelho, mas também porque a Câmara Municipal de Anadia, através deste prémio, reconhece o mérito e a persistência. Aos alunos não deixou de sublinhar que a distinção “é o culminar de muito empenho e dedicação aos estudos”.
Alunos de sucesso que devem também este resultado de excelência ao apoio dado pela família, pelos encarregados de educação, pelos professores e por toda a comunidade educativa. “Vocês são o futuro e um referencial para toda a comunidade”, diria, acrescentando que tal como na vida de Rodrigues Lapa, pautada por valores como a liberdade, transparência, rigor e isenção, também esses valores devem ser referência e desafio para os jovens que querem vencer e ter sucesso apesar dos tempos difíceis que o país atravessa. E, porque a escola é “um ninho de aprendizagem”, destacou que os docentes devem ser proactivos, sendo a escola um dos principais pilares, a seguir à família.
Caberia a Ângelo Santos, chefe de divisão da Educação da Câmara Municipal de Anadia e a Sónia Almeida, directora da Biblioteca Municipal falarem ao auditório sobre a vida e obra de Rodrigues Lapa. Durante vários minutos, foi elencado o percurso académico e pofissional deste ilustre anadiense, patrono do prémio instituído há 16 anos.

Autarca desafia Governo a apoiar mais a Educação. A finalizar, o autarca Litério Marques também destacou o orgulho que sente em ter no seu concelho “tantos e tão bons alunos”, sendo, por isso, esta uma das cerimónias a que gosta de presidir, tanto mais que exerceu a docência por várias décadas. “Tenho esperança de que estes alunos venham a pertencer às chefias de que este país tanto carece”, disse aos jovens premiados a quem aconselhou a “não se deixarem contaminar por corridas demagógicas”. Mas para que os alunos consigam estes resultados, o edil anadiense desafia o Governo a empenhar-se muito mais na Educação, por forma a que as Escolas possam dar aos alunos todas as condições que eles merecem. E aos presentes deixou uma questão: “que alunos serão premiados no futuro, num ensino onde muita coisa falta?” Litério Marques defendeu ainda que para um ensino global, num país verdadeiramente desenvolvido, o poder central tem de apostar em bolsas de estudo e em boas escolas, por exemplo, dando conta também do esforço enorme que a Câmara Municipal de Anadia tem feito na área da Educação.

Lions Clube da Bairrada também premiou melhores alunos. Associado ao Prémio também o Lions Clube da Bairrada (LCB) fez a entrega do seu prémio escolar aos melhores alunos do 12.º ano na disciplina de Língua Portuguesa dos concelhos de Anadia e de Oliveira do Bairro. Este ano, houve duas vencedoras ex aequo: Ana Raquel Grifo, da Escola Secundária de Anadia e Maria Eduarda Mota, do IPSB, já que ambas alcançaram 19 valores.
O LCB distinguiu ainda Maria Inês Ferreira Novo, da ESA e Daniela Cristina Melo, do Colégio de N.ª S.ª da Assunção que alcançaram as menções honrosas, com 18 valores.
Na oportunidade, Joaquim Lopes, presidente do LCB, não deixou de explicar que também o prémio atribuído pelo LCB é já “uma tradição” que premeia e distingue alunos pelo trabalho, empenho, dedicação e sacrifício, “honrando o seu patrono e ilustre anadiense”.
Joaquim Lopes considerou o prémio um incentivo aos alunos para que continuem a atingir, pela vida fora, o nível da excelência.

Menções honrosas
2.º Ciclo: Joana Costa Santos (Escola Básica N.º 2 de Vilarinho do Bairro); Francisco Manuel Santos Melo (Escola Básica N.º 2 de Anadia); Clara Verdade Loureiro (Colégio Salesiano São João Bosco, Mogofores.
3.º Ciclo: Mariana Cristina Almeida Santos (Escola Básica N.º 2 de Vilarinho do Bairro); Beatriz Almeida Rodrigues (Escola Básica N.º 2 de Anadia); Ana Gabriela Alves Verdade (Colégio Salesiano S. João Bosco, Mogofores).
Ensino Secundário: Maria Inês Flores Ferreira Novo (Escola Secundária de Anadia com 3.º CEB).

Catarina Cerca
catarina@jb.pt