Assinar
Anadia // Bairrada  

ACIB envia carta ao Ministro das Finanças sobre atraso no reembolso do IVA

A Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB), após ter recebido, por parte dos seus associados, várias reclamações sobre os atrasos que se têm verificado no reembolso do IVA, enviou uma carta ao Ministro das Finanças, Vítor Gaspar a alertar sobre a situação e a solicitar a resolução da mesma.
Na missiva, a ACIB solicita a intervenção do ministro das Finanças neste assunto, no sentido de evitar que situações como estas comprometam ainda mais a saúde financeira das nossas empresas, já por si, debilitada.
Na sequência da aprovação do Orçamento do Estado para 2012, o Governo comprometeu-se em agilizar o reembolso do IVA às empresas. Volvidos que estão, praticamente, dois meses da entrada em vigor do Orçamento do Estado esta intenção do Governo não se concretizou.
Efetivamente, os atrasos no reembolso do IVA estão a provocar graves constrangimentos financeiros às empresas portuguesas com efeitos diretos nas suas disponibilidades de tesouraria, o que se traduz na rápida deterioração do tecido empresarial, levando a que muitas empresas estejam já em incumprimento perante os seus fornecedores e impedidas de comprar matérias-primas, além de se verem confrontadas com a impossibilidade do pagamento de salários aos seus colaboradores.
Numa altura em que tantos sacrifícios são pedidos aos portugueses e em que se apela ao dinamismo do tecido empresarial português, como forma de ultrapassar a crise, a ACIB espera que o Governo cumpra as suas obrigações atempadamente.