Assinar
Anadia // Bairrada  

Jantar eno-gastronómico juntou à mesa autarcas de Anadia e Penacova

Com o objetivo de promover o festival anual da lampreia, a autarquia de Penacova, em parceria com a congénere de Anadia, realizou no Museu do Vinho Bairrada um jantar temático acompanhado com vinhos Bairrada da Aliança -Vinhos de Portugal.
Cerca de cinquenta “comensais“ marcaram presença para degustarem a iguaria confecionada e servida pela Escola Profissional da Beira Aguieira.
O “repasto“ iniciou-se com os tradicionais peixinhos do rio fritos, também designados por ruivacos, seguindo-se a lampreia de escabeche e a empada de lampreia que finalizaram as entradas, que foram superiormente acompanhadas pelo vinho branco Galeria Bical 2010, da Aliança. Após esta primeira incursão pelos sabores do rio Mondego, chegou a vez de se degustar o arroz de lampreia à moda de Penacova. Para acompanhar este prato “robusto”, nada melhor do que um espumante tinto, neste caso um Aliança Reserva, produzido com as castas Baga e Tinta Roriz. Para terminar o “festim” entraram os doces conventuais do Mosteiro de Lorvão, acompanhados pelo espumante reserva Bairrada Bruto 2009, da Aliança, produzido com as castas Arinto, Bical e Baga. Após o café, foi servida uma aguardente velha da Aliança, que “rematou” da melhor maneira este jantar temático.
Ao longo do jantar, a parceria estabelecida entre a Lampreia e o vinho Bairrada foi largamente elogiada e enaltecida pelos presentes, tendo os presidentes de ambos os municípios, Humberto Oliveira, de Penacova e Litério Marques, de Anadia, reforçado publicamente a ideia de retomar e estreitar os laços entre as duas regiões com a fusão dos seus embaixadores.