Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Câmara Municipal quer dinamizar turismo religioso

A Câmara Municipal de Anadia realizou, no passado dia 6 de maio, uma caminhada pelo percurso dos Caminhos de Santiago, no município de Anadia.
Esta caminhada, organizada com a Via Lusitana- associação de peregrinos, teve a participação de dois elementos desta associação, Natércia Romãozinho e José Luís Sanches, que guiaram os cerca de cem participantes pelo percurso, de cerca de 7 kms.
O grupo partiu de Anadia, rumo a Arcos, passando por Alféolas e terminando em Avelãs de Caminho.
De salientar que o percurso total, no município de Anadia, tem cerca de 14 kms, com início em Alpalhão, passando por Aguim, Anadia, Arcos, Alféolas, Avelãs de Caminho e S. João de Azenha.
A iniciativa contou ainda com a participação dos quatro Agrupamentos de Escuteiros do município, que se juntaram à Câmara Municipal de Anadia para, em conjunto, apoiarem os peregrinos que por aqui passam, ao longo do ano.
Esta ação teve como objetivo sensibilizar a população para a existência deste importante traçado de Santiago de Compostela no município de Anadia, despertando-os também para a importância que a população poderá ter no auxílio a este peregrino, quer no aspeto humanitário propriamente dito, quer na preservação da sinalética existente durante todo o percurso.
Finda a caminhada, teve lugar, na Biblioteca Municipal, uma tertúlia na qual foram abordados temas como a história do Caminho de Santiago, relato de experiências de peregrinos que realizaram este percurso bem como alguns conselhos para quem pretende efetuar uma peregrinação a Santiago de Compostela.

Turismo religioso regista crescimento. Tal como Jornal da Bairrada oportunamente referiu, esta caminhada inseriu-se no Calendário de Animação do Caminho de Santiago – Centro de Portugal para 2012, que tem atividades previstas para os municípios de Ansião, Alvaiázere, Albergaria-a-Velha, Águeda, Penela, Condeixa-a-Nova, Anadia, Coimbra e Mealhada. Contudo, esta iniciativa integra um outro projeto mais abrangente do Turismo Centro de Portugal, que fez uma candidatura ao QREN, para promover e divulgar o turismo religioso, mais concretamente os caminhos para Fátima e Santiago de Compostela.
No caso do Caminho de Santiago, visa ligar Coimbra ao Porto, uma vez que, do Porto para cima, até Santiago de Compostela, as rotas estão implementadas. Daí que estejam também envolvidos os municípios da Mealhada, Anadia, Águeda, Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e as Regiões de Turismo do Porto/Norte e do Centro.
Jorge Sampaio, vereador da Câmara Municipal de Anadia, avançou, na penúltima edição de JB, que no concelho de Anadia tem vindo a aumentar o número de peregrinos que por aqui passa em direção a Santiago de Compostela, sendo esta candidatura e projeto uma forma de também dar uma nova dinâmica e visibilidade ao turismo religioso.
Daí que esteja a ser ultimada sinalética uniforme para utilizar em todos os municípios (marcar os caminhos para Fátima e Santiago de Compostela) para estabelecer a ligação entre Coimbra e Porto, no âmbito do Caminho de Santiago, tendo em vista a dinamização e promoção do turismo religioso que regista cada vez mais adeptos.
Está igualmente a ser definido o carimbo para marcar os diários de rota dos peregrinos e a ser elaborado material gráfico para dar a peregrinos, com todo o tipo de informação que lhes possa ser útil.

CC