Assinar


Bustos // Oiã // Oliveira do Bairro // Palhaça // Troviscal  

História breve da lua é prenda para os mais novos

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai oferecer, mais uma vez nesta quadra, como prenda de Natal a todas as crianças da rede pública e privada do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, das unidades de Oiã e dos Centros de Atividades Ocupacionais sedeados no concelho, uma peça de teatro.

Este ano, a autarquia conta com a participação da Companhia de Teatro de Aveiro – Efémero – que, ao longo dos dias 10 e 11 de dezembro, apresenta no auditório de Oiã, seis sessões da peça “História Breve da Lua” para mais de 2000 crianças. Uma peça com texto de António Gedeão e encenação de Vítor Correia, cujo texto está incluído nas metas curriculares de Português do programa do ensino básico.

“História Breve da Lua” aborda algumas das curiosidades, histórias e lendas que envolvem a Lua e perduraram no tempo, “António Gedeão pega numa delas – a do camponês que devido às agruras da vida até ao Domingo trabalhava, apanhando lenha para sobreviver e que, por isso, foi condenado a fazer o mesmo para todo o sempre na superfície lunar – e, através de dois homens do povo e um astrónomo, põe em confronto a sabedoria popular com o conhecimento científico. Surgirá ainda uma outra personagem que pedirá ao mestre que lhe satisfaça a curiosidade sobre as fases da Lua. Esta última não é mais do que o aluno que questiona o professor e este encarregar-se-á de lho explicar, tal como muitas vezes Rómulo de Carvalho o terá feito aos seus alunos de forma simples, mas plena de poesia”, como se pode ler na sinopse da peça.

Além desta iniciativa, a programação de Natal da campanha “Natal brilhante”, promovida pela autarquia de 1 de dezembro a 5 de janeiro, envolve um conjunto de propostas, que vão de concertos a campanhas de solidariedade e que poderá ser consultada online no site da autarquia.