Assinar
A. da Gândara // Anadia // Bairrada  

A. Gândara: AMIGA avança com biblioteca e formação em Reiki

A Associação dos Amigos de Amoreira da Gândara vai avançar em maio com dois projetos, um mais antigo – a concretização de um sonho – relacionado com a abertura ao público de uma biblioteca e uma formação inédita, na área do Reiki.
A biblioteca sempre esteve nos planos da AMIGA desde a sua fundação. Contudo, não tem sido fácil levar a bom porto este sonho. Por isso, por forma a preencher uma lacuna existente na freguesia, a direção quer, dentro em breve, disponibilizar a todos um local onde possam fruir do prazer de desfolhar e ler um livro.
“Hoje em dia, infelizmente, cada vez se lê menos, no entanto estamos convictos de que será uma mais valia para a AMIGA e para todos os amoreirenses”, admite o presidente da direção, o médico ortopedista Mário Pato.
Embora o edifício sede da AMIGA ainda esteja em reconstrução, a divisão onde irá ser implantada a biblioteca já está pronta. Por isso, para breve está também a ser equacionada a aquisição de estantes, tendo a associação já várias centenas de livros, todos oferecidos.
Mário Pato acrescenta que para este espaço funcionar em pleno será necessário, posteriormente, realiza uma escala entre os elementos da direção da AMIGA, de modo a que todos os domingos, durante a manhã, as pessoas possam consultar os livros existentes ou levá-los para casa, para leitura ou consulta.
Um espaço cultural a criar na AMIGA e que deverá ter mais apoios no futuro para aquisição de novos livros. Daí que Mário Pato pretenda contactar Rosa Tomás, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Anadia, no sentido de estudar a melhor forma de colaboração.
A JB Mário Pato revela que “durante o próximo mês de maio, a AMIGA irá organizar as Festas do Parque contando, como habitualmente, com a ajuda monetária de Junta de Freguesia de Amoreira da Gândara”, sublinhando a colaboração da Junta de Freguesia ao longo destes anos.

Formação em Reiki. Será uma novidade em Amoreira da Gândara, mas também nas freguesias mais próximas. A AMIGA vai avançar, a partir de maio, com uma formação em Reiki – uma técnica de cura natural, que tem vindo a conquistar gradualmente reconhecimento no domínio dos tratamentos não convencionais. 
A formação terá início em maio, estando desde já abertas as inscrições para os três níveis de Reiki. Cada inscrição pode ser aceite através do 962 468 122 ou diretamente na associação.
Dada a crescente popularidade das terapias alternativas em geral e do Reiki em particular, hoje em dia esta técnica é cada vez mais procurada com o objetivo de acelerar processos de recuperação de saúde. O Reiki é acessível a qualquer pessoa em qualquer idade, revela a amoreirense Lúcia Marques, que será responsável por esta formação.
As mais valias para as pessoas que decidem fazer esta formação é muito variável de pessoa para pessoa, mas entre os inúmeros benefícios que se podem descrever, a prática Reiki estimula e acelera processos de recuperação de saúde, reduz níveis de stress e tem vindo a revelar-se um precioso aliado na redução de problemas e sintomas relacionados com a ansiedade.
“Na associação surgiu a oportunidade de acolher o programa de formação em Reiki, permitindo a todos os interessados a possibilidade de frequentar esta mesma formação “, diz a responsável, sublinhando que a “experiência de cada pessoa com o Reiki é única e, como diria Mikao Usui, “Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade”.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt