Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Turismo religioso “é peça central e estratégica” para o setor

 

Os Caminhos de Santiago vão ser candidatados a Património Mundial da UNESCO. O anúncio foi feito por Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, durante a sessão de abertura da conferência internacional “Caminho Português de Santiago” que decorreu no dia 12 de abril, no Cineteatro de Anadia.
O governante avançou às várias dezenas de especialistas nacionais e internacionais presentes que o governo português está empenhado em candidatar ainda os Caminhos de Santiago a “Itinerário Cultural Europeu” e em dar o apoio necessário à apresentação destas candidaturas na medida em que no âmbito do turismo, o religioso “é uma peça central e estratégica tendo em conta a riqueza e o património existente no país.”
“A fé é o mais profundo e forte dos sentimentos, logo o turismo religioso tem um enorme potencial que não podemos desperdiçar”, disse Adolfo Nunes, reconhecendo o muito que ainda há a fazer nesta matéria.
E sendo o turismo religioso um elemento estruturante na oferta turística nacional, a par da serra e do mar, ele que atravessa o país assume-se também como um eixo da estratégia de promoção do país no estrangeiro. “Só com uma estratégia estruturada valorizamos o turismo religioso e a permanência de turistas no território”.

Aposta no turismo religioso. Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal (organizadora da Conferência) sublinhou a importância que o turismo religioso representa na região: “em boa hora o Governo validou o turismo religioso como setor estratégico”, disse, já que “é um produto estratégico para a região”.
Tendo em conta que na região Centro esta rota abrange nove municípios e uma distância de 141 quilómetros, entre Alvaiázere e Albergaria-a-Velha, Pedro Machado destacaria que estes circuitos turísticos religiosos permitem reforçar as experiências turísticas, graças à diversidade do património religioso e cultural da região e ainda o facto dos três eixos: Fátima (culto mariano), o turismo de Saúde e Médico e o Turismo Desportivo (Centros de Alto Rendimento da região) reforçarem a importância e posicionamento da região Centro no contexto turístico nacional.
Pedro Saraiva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) realçaria ainda que os Caminhos de Santiago, “na vertente nacional são percorridos por 25.600 pessoas/ano, percorrendo uma parte dos seus 600 quilómetros em território da região centro. Este responsável deu a conhecer que os peregrinos optam preferencialmente pelos meses de junho a setembro para fazerem este caminho, estando este número de peregrinos a crescer uma média de 20% ao ano. “É inspirador discutir este tema porque o caminho religioso tem um caminho a trilhar”, disse, destacando o facto deste turismo cruzar a vertente do turismo da natureza, pelas paisagens fantásticas, num ambiente de contacto íntimo com a natureza.

Albergue em Anadia. O anfitrião, Litério Marques, presidente da Câmara de Anadia, evidenciou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na autarquia anadiense na valorização dos Caminhos de Santiago. “Um projeto que em boa hora abraçamos”, disse, dando conta do crescente número de peregrinos que passam pelo concelho. Ciente de que uma boa sinalização e rede de albergues são determinantes para que o peregrino se sinta seguro, deixou a indicação que no concelho os peregrinos podem vir a usufruir das instalações, no centro da cidade, do Anadia Sports Center, para que aí possam pernoitar, uma vez que os albergues mais próximos se situam em Águeda e em Albergaria-a-Velha.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt