Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Bombeiros de Oliveira do Bairro há 39 anos a socorrer a população

O recém-eleito presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro (AHBVOB), Alberto Cardoso defendeu, no domingo, durante a sessão solene dos 39 anos da coletividade, que os apoios da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro deveriam “ser institucionalizados, pois assim vencer-se-iam incertezas e facilitar-se-ia o planeamento na gestão da nossa Associação”.

Alberto Cardoso recordou que “as responsabilidades que cabem à Câmara Municipal e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, sobretudo, no campo da Proteção Civil, obrigam-nos a ter uma forte relação de cooperação”.

O dirigente enalteceu “o esforço que a Câmara Municipal tem feito na atribuição da ajuda financeira anual à nossa Associação”.

Orgulho. Mário João Oliveira começou por agradecer o trabalho que tem sido desempenhado pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e em particular, em janeiro, aquando do mau tempo que afetou o país e o concelho de Oliveira do Bairro. “Apesar das dificuldades, os problemas foram todos solucionados”, afirmou o edil de Oliveira do Bairro, sublinhando que “a autarquia tem apoiado os bombeiros, seja ao nível dos subsídios regulares, equipamentos e ainda uma equipa permanente”. “Em grosso modo, têm sido transferidos para a associação cerca de 100 mil euros por ano.”

O autarca anunciou ainda que, no âmbito da “Região de Aveiro”, foi apresentada uma candidatura para a aquisição de equipamentos. Reconheceu ainda “o excelente trabalho” prestado pela última direção, afirmando não concordar com a institucionalização dos apoios.

Por seu lado, Marco Maia, Comandante dos Bombeiros, disse orgulhar-se de comandar homens e mulheres ao serviço da Associação que “continuam a dignificar e a honrar as pessoas que há 39 anos se juntaram numa escola, para fundar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro”. “Esta corporação foi no passado, é no presente e continuará a ser no futuro uma referência nos bombeiros, do distrito e do país”, finalizou.