Assinar


Ciclismo // Desporto // GP ABIMOTA  

Hugo Sabido ganha em Viana. Sérgio Ribeiro continua de amarelo

Com uma chegada ao sprint, Hugo Sabido, da LA Antarte, venceu a 2ª etapa do 34.º Grande Prémio ABIMOTA – Região de Aveiro, que ligou Vila Nova de Cerveira a Viana do Castelo. Sérgio Ribeiro (Louletano) manteve a camisola amarela, partindo para a última etapa, amanhã, entre Oliveira do Bairro e Estarreja, com mais 4 segundos do seu colega de equipa Jorge Montenegro.
Os 100 ciclistas que partiram da vila minhota percorreram cerca de 200 quilómetros e, tal como se previa, foi uma etapa fantástica, ao nível das melhores do ciclismo português e mundial. A etapa teve todos os ingredientes. Curvas e contra curvas, subidas e descidas, estradas estreitas e de empedrado, nevoeiro na subida à serra do Gerês e muita emoção, o que fez mossa no pelotão, com várias desistências no final da etapa. Ao quilónmetro 50, 11 ciclistas ganharam dianteira ao pelotão. Foram vários os quilómetros que este grupo deu nas vistas, com o pelotão a ficar fracionado. Alguns abdicaram, ou por força da dificuldade da etapa, ou por estratégia. Depois, apenas sete ciclitas tentaram a sua sorte, tendo tido uma vantagem de cerca de três minutos, anulada a 15 quilómetros da meta. No referido grupo, a equipa do Louletano fez um grande trabalho na segunrança ao seu camisola amarela, mas foi a Efapel que mais tentou. A glória final acabou por premiar Hugo Sabido, tal como César Fonte, que venceu três das quatro metas de montanha.
Amanhã, feriado de 10 de junho, corre-se a última etapa entre Oliveira do Bairro e Estarreja (178,2Kms), com início em frente à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, às 11h55.

Manuel Zappa
Luís Ferreira

Classificações. Etapa individual. Hugo Sabido (LAR) – 5:03.23. 2.º, Jorge Montenegro (LDD), a 1s. 3.º, Bruno Sancho (PRT) – mt

Geral Individual. 1.º, Sérgio Ribeiro (LDD) – 8h25:44
2.º. Jorge Montenegro (LDD) – 4s
3.º, Samuel Caldeira (OFM) – mt

Geral equipas. 1.º, EFapel – 25h:17.42

Geral Pontos. 1.º, Jorge Montenegro (LDD) – 34

Geral Montanha – César Fonte (EFG) – 22 pontos

Metas Volantes. 1.º, António Menacho (LDD) – 5 pontos

Geral Autarquias. 1.º, Sandro Pinto (EFG) – 5 pontos

Juventude. 1.º, Daniel Freitas (Anicolor)

Mota Bolinhas. 1.º, Bruno Silva (LAR)