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Anadia // Bairrada  

1.º Encontro com vinhos e sabores – Bairrada foi enorme sucesso

Não poderia ser mais positivo o balanço da 1.ª edição do Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada 2013 que decorreu, entre os dias 13 e 15 de setembro, no Centro de Alto Rendimento Velódromo Nacional, em Sangalhos.
Expositores e visitantes mostram-se satisfeitos e falam na necessidade de continuar com esta iniciativa que visa a promoção da fileira da vinha, do vinho, da gastronomia e do turismo da região, aproximando os produtores dos consumidores.
A sessão inaugural do evento, organizado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, Município de Anadia, Turismo Centro de Portugal, com produção da prestigiada Revista de Vinhos, contou com a presença de Frederico Falcão, presidente do IVV; Adelina Martins, diretora regional de Agricultura e Pescas do Centro; Jorge Monteiro, da ViniPortugal; Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, autarca anadiense Litério Marques; Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada e Luís Lopes, da Revista de Vinhos.

Esforço conjunto. Pedro Soares reconheceu o esforço de todos os envolvidos na organização desta 1.ª edição, na qual a Revista de Vinhos “colocou todo o seu empenho”. Na ocasião, agradeceria a todos os produtores que ajudam a fazer a excelência da Bairrada, produtores com um enorme potencial, não só para fazer este evento mas muitos outros que contribuam para um crescimento da notoriedade da região, resultando em mais negócio, extensivo aos produtores de sabores também presentes nesta edição.
De resto, a iniciativa foi considerada por Frederico Falcão, do IVV, “impressionante”, por se tratar de “um evento com grande importância mediática”.
Frisando que a Bairrada está a subir nas vendas e a ganhar importância, a presença de todos os produtores foi considerada por si “muito importante para puxar pela marca Bairrada”.
De igual forma, Adelina Martins, da DRAPC, acrescentaria que o evento promove igualmente o turismo e a região, ao atrair visitantes, contribuindo para a promoção da identidade de toda a região.
Também Pedro Machado, do Turismo Centro de Portugal, era um homem feliz, na medida em que os dois desafios centrais foram concretizados. Por um lado, ter os produtores presentes em massa, com produtos de elevada qualidade e, por outro, pela força da cooperação dar corpo a uma mostra de excecional qualidade, na primeira linha do que de melhor se faz dentro e fora do país.
“Hoje demos um grande passo para que a região Centro e a Bairrada possam singrar no mercado interno e externo”, diria, sublinhando que aos produtores “lhes era devido um certame com esta qualidade que justifica claramente o investimento público realizado.”
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, mostrou-se agradavelmente surpreso com o espaço, e em dia de abertura do certame avançou estar com grande expetativa: “numa época como aquela que atravessamos, este evento é um exemplo a seguir, pois trata-se de uma experiência coletiva que ajuda a criar notoriedade à Bairrada e pode contribuir para maior consciência da região a que pertence e aumentar o orgulho próprio”.
Este responsável, ainda que admitindo que neste ano zero, o sucesso comercial para os expositores presentes possa ser relativo, está convicto que o Encontro vai criar notoriedade e que outras regiões do país poderão vir a replicar o evento.
Ao JB admitiu que a Bairrada tem uma mais valia muito forte: “em termos de acessibilidades está a meio caminho entre o norte e o sul. Logo, tem todas as condições para atrair gente de todo o lado e daqui a dois ou três anos ser um dos mais importantes certames do género”.

Recados ao governo. Presente na sessão inaugural, o edil anadiense Litério Marques realçaria a qualidade dos vinhos bairradinos, mas também do espaço que acolhe esta primeira edição.
Na ocasião deixaria um recado à tutela que, a seu ver, deveria apostar e apoiar muito mais a produção do que é nacional e dos produtos bandeira de cada região. “Para se ter um produto de excelência é preciso investir na produção e isso não tem sido feito pelos nossos governantes”, diria, destacando que, ao contrário, a Câmara de Anadia estará sempre disponível para apoiar eventos com esta dimensão e qualidade.

Outras opiniões. Também o conhecido produtor bairradino Luís Pato teceria rasgados elogios a esta mostra: “sou 200% a favor porque acho que vai atrair à Bairrada inúmeros visitantes, mas sobretudo dar-lhe a visibilidade que a região nunca teve. Por outro lado, é uma ótima oportunidade de negócio”.
O produtor acredita que, estando a Bairrada novamente na moda, é preciso que unidos, todos os agentes económicos trabalhem no mesmo sentido. “Este foi um primeiro passo”. Atento às mudanças, admite que é altura da Câmara Municipal de Anadia – ou outra da região – não deixarem cair no esquecimento esta mostra, devendo continuar com realização anual. “Este espaço [Velódromo] é muito digno para receber um evento desta natureza”.
Por seu turno, Fernando Castro, da Confraria dos Enófilos da Bairrada, não deixou de felicitar a organização e os patrocinadores que acreditaram esta iniciativa que é inédita na região: “é importante dar esta imagem do quanto somos capazes de fazer e o que valemos”, concluindo que “este é o ano zero, o fermento, de uma iniciativa que vai continuar a produzir os seus frutos”.
Para além dos 33 stands ligados ao vinho, o ‘Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada 2013’ contemplou uma mostra, em 13 stands, dos melhores produtos da região, de onde se destacaram as águas, o leitão da Bairrada, o bacalhau, a carne Marinhoa, as conservas, a flor de sal, o pão da Mealhada e os doces regionais, como sejam os ovos-moles de Aveiro, os Amores da Curia, as queijadas de Águeda, o bolo da Páscoa de Vale de Ílhavo, o bolo de Anadia, o sorbet de espumante, entre muitos outros.
O certame intregou ainda dois jantares temáticos e três provas de vinhos e espumantes de excelência comentadas por especialistas.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt