Assinar
Ancas // Bairrada  

Ancas: José Roberto Silva homenageado em Noite de Fados

“Porque o Fado é Saudade”. Esta foi a forma encontrada pelo Club de Ancas para homenagear, a título póstumo, na noite de amanhã, o seu jovem diretor, falecido em março deste ano, com apenas 41 anos de idade.
A noite de fados integra a Semana Cultural do Club de Ancas, que decorre entre 7 e 15 de dezembro.
O tributo a José Roberto Silva começa às 22h, no salão de espetáculos do Club de Ancas e em palco vão estar vários amigos, fadistas e guitarristas, nomeadamente Horácio Seabra Branco, Fernando Monteiro, Sara Xavier, Sérgio Vilarinho, Paulo Valente, Luís Botelho, Ernesto Garrelhas, Alexandre Barros, José Xavier e José Carlos Andrade.
Neste tributo a José Roberto estarão ainda Tertúlia Bairradina, Grupo de Fados Baga Madura, Grupo de Fados de Aveiro e amigos.
Refira-se que José Roberto Simões da Silva faleceu em março do corrente ano, vítima de doença oncológica.
Neste sentido, a direção do Club de Ancas, familiares e amigos que estão a organizar a iniciativa decidiram aproveitá-la para angariar fundos para a instituição e para a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro.

Currículo. José Roberto Simões Silva (13-12-1972 | 28-03-2013), natural de Luso-Angola, frequentou a Escola Primária de Sangalhos, EB 2/3 de Oliveira do Bairro e Escolas Secundárias de Oliveira do Bairro e Anadia. Bacharel pelo ISCIA do curso de Administração e Secretariado, foi na música que exerceu a sua principal atividade profissional.
Instrumentalista e Professor, José Roberto fez o seu percurso de músico na União Filarmónica de Oliveira do Bairro, no Conservatório Gulbenkian em Aveiro e na Universidade de Aveiro.
Foi professor de música no Colégio D. João Bosco em Mogofores e Colégio de S. José em Coimbra, tendo sido igualmente professor de guitarra em várias escolas da região centro. Tendo participado em vários projetos musicais enquanto profissional, foi dirigente (Coordenador do Núcleo Cultural do Club de Ancas) e dinamizador de grande parte dos projetos culturais da instituição, nomeadamente da Escola de Música, do Festival Internacional de Folclore e da Semana Cultural.
Da sua paixão pela música resultou também um conjunto de projetos musicais nas mais diversas áreas e sonoridades. Destacando-se a sua versatilidade como guitarrista, foi igualmente membro fundador da Tuna Conara Bebicosa (ISCIA), Tuna Universitária de Aveiro, Grupo de Fados Tertúlia Bairradina e Grupo de Fados Baga Madura, projetos ligados ao mundo dos fados e guitarradas.
Após doença prolongada, faleceu aos 41 anos, nos HUC.