Assinar


Anadia // Bairrada  

Jovens respondem por furto, ofensas, roubo e coação

O coletivo de juízes da Comarca do Baixo Vouga – Anadia vai começar a julgar um quarteto de jovens pela, alegada, prática de diversos crimes, entre os quais ofensas, furtos, roubos, coação e resistência.
Armando S., de 21 anos, residente em Sangalhos, está acusado da prática dos crimes de ofensas à integridade física (em coautoria), furto qualificado, furto de veículo, crime de roubo, condução sem habilitação legal, coação e resistência sobre funcionário e condução perigosa de veículo rodoviário.
José G., de 24 anos, detido no estabelecimento prisional de Linhó, natural de Lisboa, responde pelo crime de ofensa à integridade física simples.
Já Diogo R., de 26 anos, residente em Avelãs de Caminho, está acusado em coautoria de um crime de furto qualificado, sob a forma continuada, e outros dois crimes de furto.
O último elemento do quarteto, Gonçalo G., de 19 anos, residente em Anadia, responde pelos coautoria por um crime de roubo.
O primeiro episódio ocorreu no dia 22 de janeiro de 2012, cerca das 19h, em Sangalhos, Anadia, quando os arguidos Armando S. e José G. se dirigiram a um jovem e, de comum acordo, agarraram-no e deitaram-no ao chão com um murro e um pontapé, após o que lhe desferiram vários pontapés na cabeça, abandonando, de seguida, o local.
Mais tarde, o arguido Armando desferiu-lhe uma pancada na cara, junto ao nariz, com uma pedra que tinha na mão, provocando a sua queda no chão. A vítima sofreu várias lesões e esteve mais de três meses para recuperar.
Mas outros episódios fazem parte da acusação deste quarteto, nomeadamente dois furtos, em 2012, à empresa Eurociclismo, alegadamente, praticados por Armando S. e Diogo R.. Ainda em 2012, os mesmos arguidos, atuando em conjugação de esforços e intenções, entraram no café Boanerges, em Alféolas, Anadia, levando diversos bens. Em setembro do mesmo ano, os mesmos arguidos, foram ao parque de estacionamento do hipódromo da Bairrada e levaram um ciclomotor.
Num outro episódio, o arguido Armando S. entrou, sozinho, nas instalações da escola EB1 de Avelãs de Caminho e levou diversos equipamentos, entre os quais, telemóveis, colunas de som, dinheiro e, antes de abandonar a escola, ainda comeu parte de um bolo e bebeu uma garrafa de água.
Mas não se pense que os assaltos terminaram por aqui. No início de janeiro, Armando S. e Gonçalo G. terão assaltado o Centro Cultural de Anadia; em março, Armando S. exibiu uma navalha a um ciclista que circulava na Rua do Casal, em Sangalhos, desferindo-lhe murros e pontapés. Levou dez euros.
O arguido Armando S., ainda em março de 2013, apoderou-se de um veículo Fiat Uno e ainda nesse mês furtou bens que se encontravam dentro de uma outra viatura em São João da Azenha.
Por último, Armando S., em abril de 2013, apoderou-se de um outro carro que estava estacionado no Vale Estevão, em Mogofores. Nessa noite, o arguido foi mandado parar numa operação de fiscalização, tendo-se colocado em fuga, acelerando em direção a um militar.