O programa “Animar o Verão 2014” promete contagiar o município de Vagos com muita cor e animação, ao longo dos meses de julho, agosto e início de setembro. Estão previstas atividades culturais, desportivas e ambientais que decorrerão, na sua maioria, no Largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira.
Não estão, ainda, concluídas as obras de requalificação do cordão de defesa dunar mas o presidente da câmara de Vagos, Silvério Regalado, ressalva que o visto do Tribunal de Contas só chegou há poucos dias, o que limitou a ação da autarquia. No entanto, a câmara teve o cuidado de tratar aquele espaço de forma a dar o melhor conforto aos veraneantes.
“A nossa maior preocupação prende-se com as condições de segurança e essas estão perfeitamente asseguradas com os apoios de praia existentes e com a consequente colaboração dos nadadores salvadores que vão vigiar as zonas reservadas a banhistas”, frisa Silvério Regalado.

Programa em marcha

Na Praça Parracho Branco, na Praia da Vagueira, terão lugar uma série de atividades, nomeadamente manhãs desportivas, com a prática de aulas de Zumba e de Capoeira, todos os domingos; e o programa Vagos em Ação, todas as segundas e sextas, às 18h30.
Este fim de semana (18, 19 e 20), há atividade “na Rua”, da responsabilidade da Associação Cultural Útero; no dia 19, atuação da Orquestra Filarmonia das Beiras, com um espetáculo de homenagem a Carlos Paião; a 20 de julho, participação de Pedro Tochas, no programa “Nariz Preto”; e, nos dias 24, 25 e 26 de julho, mais uma edição dos Jogos “Municípios Sem Fronteiras”, envolvendo todas as freguesias do concelho.
No mês de agosto, destaca-se, no dia 2, a Milha Urbana Noturna, da responsabilidade dos Grecas e que vai envolver muitos atletas nacionais. Ainda neste dia, dá-se início ao Torneio de Futebol de Praia, na Vagueira.
Nos dias 15 e 16 de agosto, terá lugar a Feira Saudável, com atividades ligadas à área da saúde. Também no dia 15, em conjunto com a Comissão de Festas da Gafanha da Boa Hora, realizar-se-á a Festa do Emigrante.
No dia 23, Festa “White Neon Party”, onde se procurará envolver os veraneantes num clima tropical, vestidos de branco e com reflexo de neons. E, no dia 24, realiza-se a já tradicional “Feira à Moda Antiga”.
O programa prolonga-se durante o mês de setembro e, nos dias 5, 6 e 7, realiza-se a Exposição “Lugares Múltiplos”, da autoria da Ana Aragão, que é um projeto sobre a identidade da Região de Aveiro, um conjunto de 99 azulejos, montados de forma a constituir um mapa.
Às quartas, sextas e sábados à noite, serão promovidos espetáculos musicais de animação da praia.

Veja o programa completo no site da Câmara Municipal de Vagos: www.cm-vagos.pt