Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

“Oliveira do Bairro tem gente empreendedora, capaz de criar empresas e de as manter”

Os 21 mil milhões de euros que virão para Portugal no âmbito do próximo quadro comunitário europeu vão ajudar a promover a competitividade das empresas. E, deste bolo, 6200 milhões de euros são reservados para as PME. Depois de um QREN (2007-2013) muito virado para infraestruturas e equipamentos públicos, a aposta do próximo (2014-2020) será no sentido de favorecer o investimento privado, confirmou em Oliveira do Bairro o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.
Presente, pelo segundo ano consecutivo, na inauguração da 28.ª Fiacoba, na última sexta-feira, o membro do governo destacou que “o problema mais estrutural que temos em Portugal é a falta de competitividade das nossas empresas”.

O secretário de estado elogiou a postura da Câmara de Oliveira do Bairro, que tem “um presidente muito sensível aos problemas das empresas e que se põe ao seu lado”, afirmando que é esta a atitude que deve ser seguida pelos poderes públicos.

Numa sessão inaugural muito virada para a dinâmica empresarial, o presidente da câmara de Oliveira do Bairro felicitou os empresários do concelho, “gente empreendedora, capaz de criar as empresas e de as manter”. Mário João Oliveira destacou o facto do concelho ter uma taxa de desemprego que se situa “a dois terços da média nacional” e de ter crescido dez por cento entre os dois últimos Censos.
Aproveitando a presença do secretário de estado, o presidente da câmara voltou a falar da necessidade de um novo nó da A1, “que servirá vários concelhos, ajudando a desenvolver as nossas zonas industriais e que foi eleito como uma das prioridades no plano intermunicipal de transportes”, bem como a urgência de dar continuidade à variante 235, ligação a Aveiro.

Um dos aspetos a destacar no certame pelo presidente Mário João Oliveira foi a mais valia de congregar vários eventos num só. Recorde se que, para além de ser a 28.ª Fiacoba, esta é também a 7.ª Feira do Cavalo, a 2.ª Feira Nacional do Pónei e o 5.º Festival do Kiwi.

Esta quinta-feira, dia 17, há a destacar a Gala Equestre, da Companhia das Lezírias; sexta-feira, dia 18, atuam os Expensive Soul; no sábado, Richie Campbell e, no domingo, decorre a 7.ª edição do concurso “Melhor Sobremesa com Kiwi” e a Corrida de Toiros.
A edição de 2014 da FIACOBA regista um aumento no número de expositores, que ascende aos 160, das mais variadas áreas económicas e comerciais. Para além das novas edições da Feira do Cavalo da Bairrada e da Feira Nacional do Pónei, destacam-se também o 5.º Festival do Kiwi e, como novidade, a iniciativa “À prova 2014 Bairrada – 1.ª Mostra de Vinhos”.
Para os mais novos, o que mais tem chamado a atenção é a “quinta pedagógica”.
Da Feira do Cavalo do Bairrada, que já vai na sua 7ª edição, destacam-se a realização de vários concursos nacionais de Saltos, de Modelo e Andamentos e ainda de Atrelagens, que decorrem ao longo dos 10 dias da feira. Todas as noites há desfiles de cavalos, póneis, cavaleiros e atrelagens na manga da feira.
No dia 19 de julho, o Festival é dedicado aos kiwicultores, com um seminário que se realiza no Auditório do Espaço Inovação.
As entradas para o certame variam entre 1 e 1,50 euros, com acesso a todas as zonas dos três eventos. Para crianças até aos 10 anos, a entrada é gratuita.
Oriana Pataco
oriana@jb.pt

Leia a reportagem completa na edição digital ou impressa de 17 de julho de 2014.