Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Agrupamentos e escolas da CIRA reunidos

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro acolheu, no dia 22 de setembro, a reunião de abertura das sessões de educação e sensibilização do projeto “Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade”, que juntou representantes dos Agrupamentos e Escolas pertencentes aos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
A Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade é um projeto para a Região de Aveiro, integrado na Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação (RUCI), que tem por objetivo auxiliar as 11 autarquias da CIRA a contribuir para os objetivos nacionais e internacionais no domínio do desenvolvimento sustentável, dotando a região de um conjunto de práticas inovadoras, promovendo-a como uma região de excelência, dinâmica e competitiva, com práticas e metodologias diferenciadoras. Simultaneamente visa capacitar as comunidades a criarem valor a partir da resolução dos problemas que ameaçam a sustentabilidade, sendo fundamental o papel das escolas para preservar/conservar o ambiente e educar para a sustentabilidade e cidadania.
Com o cofinanciamento do Programa Mais Centro decorre, neste âmbito, um alargado programa de intervenções nos 11 municípios que integram a CIRA e das quais se destacam ainda um conjunto de seminários e workshops temáticos. As ações de educação ambiental em Oliveira do Bairro serão realizadas dias 3, 6 e 7 de outubro, nas escolas escolhidas para o projeto: Polo Escolar de Bustos, Polo Escolar da Palhaça, Polo Escolar de Oliveira do Bairro, Polo Escolar de Vila Verde e Polo Escolar do Troviscal.
Como arranque deste projeto será oferecido um carvalho, que reitera a importância do envolvimento das escolas. Estas árvores serão plantadas, na presença de todos os alunos, professores e auxiliares e representantes dos municípios, já no âmbito das sessões de educação e sensibilização para a sustentabilidade do projeto.