Assinar


Bairrada // Vagos  

Feira dos Lagos: Junta de Freguesia de Soza vai começar a taxar

A Junta de Freguesia de Soza vai passar a taxar, a partir de janeiro, os feirantes que montarem banca na feira mensal dos Lagos. O anúncio foi feito pelo presidente Fernando Vieira, sendo a taxa a cobrar, variável, entre os cinco e os dez euros, conforme o tipo do negócio. Uma sobretaxa fixa será ainda cobrada a quem quiser utilizar água e eletricidade.
Tais montantes vão “contribuir para o pagamento do salário”, ao funcionário que presta serviço a tempo inteiro na Junta, disse o autarca, que não está satisfeito com as críticas sobre a realização da feira, feitas pela Câmara e também pela oposição.
Em causa está, segundo Fernando Vieira, o facto de o certame, ao dia 10 de cada mês, se estar a realizar em terrenos pertencentes à Câmara, sem que a Junta tenha tido autorização prévia para tal.
O presidente da Junta de Soza, para quem a criação da feira veio, alegadamente, “ferir suscetibilidades de muitas pessoas”, admite não ter, para já, a situação devidamente regularizada. Contudo, garante que a autorização terá sido pedida e concedida “verbalmente”.
Contactado por JB, o presidente da Câmara, Silvério Regalado, confirma que aqueles terrenos são municipais e que houve um pedido feito mais tarde, mas para que “a Câmara contribuísse para a preparação dos mesmos, pedido a que respondemos positivamente, com a cedência de manilhas e de máquinas”.
Outra “queixa” do autarca de Soza diz respeito à plantação de árvores, no recinto. Fernando Vieira confirma que se deslocou ao horto municipal, para ver “as que poderiam ser dispensadas”. Solicitou-as por ofício, mas em conversa com o presidente da câmara, ficou a saber que não seriam cedidas.
As razões, confirmou Silvério Regalado, prendem-se com o facto da autarquia ter outros planos para ali. “Não queremos condicionar aquela área, porque pretendemos ter ali uma intervenção que visa aproveitar aquele espaço das captações de água de Soza, que são de uma beleza natural única”.Silvério Regalado acrescentou ainda que, “em cerca de um ano de mandato, foi o primeiro pedido que negámos ao presidente da Junta”, Fernando Vieira, eleito pelo CDS.
Recorde-se que a feira mensal dos Lagos foi um dos “compromissos” assumido pela Junta de Soza quando tomou posse. Inaugurada a 10 de julho, contou com a presença de 160 feirantes. Um “sucesso”, diz Fernando Vieira, sublinhando que hoje a feira se encontra “consolidada e ajustada na relação do número de feirantes/clientes”.
Eduardo Jaques/Colaborador