Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

Oliveira Bairro: Jorge Pato eleito novo líder da distrital do CDS

Jorge Pato é o novo líder da distrital de Aveiro do CDS, para um mandato de dois anos, sucedendo no cargo a António Loureiro.
O novo presidente, líder da concelhia de Oliveira do Bairro, liderou a única lista candidata, reconduzindo Capão Filipe na Mesa do Plenário, enquanto António Pinho foi eleito presidente do Conselho Distrital de Jurisdição.
Jorge Pato explicou que “na sua lista estão a quase totalidade dos presidentes das estruturas concelhias, os últimos quatro presidentes da comissão política distrital, os dois presidentes de câmara do nosso partido com mandato em curso e o único deputado eleito por Aveiro militante no distrito”, pelo que “dificilmente se conseguiria ter uma abrangência maior”. “Esta é portanto, uma lista de inclusão e não de exclusão, já que a integração de todos estes nomes na mesma lista é a demonstração absolutamente clara da forte união e vontade em participar e integrar um projeto, cujo maior objetivo é tornar Aveiro novamente a capital do CDS/PP. Uma posição que já foi sua, que se perdeu, mas que queremos voltar a conquistar rapidamente”, referiu o novo líder da distrital, sublinhando que “nos esperam dois anos de trabalho árduo, mas ao mesmo tempo estimulante e apaixonante”. “Desde logo, com a preparação das eleições legislativas, previstas para o segundo semestre deste ano. Nessas eleições pretende-se que tenhamos em Aveiro, uma votação compatível com a história do CDS no distrito, seguindo-se as eleições presidenciais, nas quais também deveremos participar ativamente.” “Em 2017, ano em que termina o mandato da comissão política distrital eleita agora, haverá eleições autárquicas. Face às datas previstas, ainda teremos muito trabalho para fazer nesta área, pelo que tenho esperança que, no final deste mandato, a maioria das concelhias já tenha os seus candidatos escolhidos”, referiu Jorge Pato.

Perfil do novo líder da distrital
Jorge Ferreira Pato nasceu em 1970 e mora no Troviscal. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), trabalhou sempre na banca. Iniciou a sua atividade profissional na Nova Rede, tendo passado depois pelo Banco Comercial Português, Banco Internacional de Crédito, Finibanco e Caixa Económica Montepio Geral, onde atualmente é gerente.
Pertenceu aos órgãos sociais de algumas associações locais, nomeadamente do Rotaract Club de Oliveira do Bairro, do qual foi um dos fundadores, Associação de Pais das Escolas do Troviscal e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.
Foi deputado da Assembleia Municipal de 2001 a 2009. Desde junho de 2013, é vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, sem pelouros atribuídos.
Durante vários anos, desempenhou várias funções na Comissão Política Concelhia do CDS/PP de Oliveira do Bairro, designadamente vogal, secretário, vice-presidente e presidente.
É conselheiro nacional do CDS/PP.

PF