A vila de Bustos vai receber nos próximos dias 5, 6 e 7 de junho a “Feira Republicana”, uma recriação histórica à época da Primeira República, que contará com diversas atividades e animações, para além de 16 tasquinhas exploradas por associações do concelho.
A iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e implementada pela Companhia de Teatro – Laboratório de Recriação Histórica Viv’Arte, em parceria com a União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa e com várias entidades e associações concelhias, vai ter lugar no Largo do Sobreiro, Bustos, com início marcado para as 18h do dia 5 de junho.
A programação da Feira Republicana foi elaborada com o objetivo de oferecer aos visitantes uma espontânea e constante animação, que os transporte para uma época de grande importância histórica, não só nacional mas também local, através da recriação do quotidiano do início do Séc. XX.

Estudo. A escolha da época que serve de tema para a “Feira Republicana” foi efetuada a partir de um estudo histórico realizado ao território da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, sendo definida a “Primeira República” como o período a ser recriado e, ao mesmo tempo, a ser estudado e “trabalhado” nas escolas da União. O mesmo aconteceu com a definição da Feira Barroca, que será realizada no próximo ano na Freguesia de Oiã, e com o Festival de Teatro e Artes Performativas, a realizar na freguesia da Palhaça em 2017.
De referir que Oliveira do Bairro terá anualmente uma recriação histórica, que fará parte das Festas da Cidade, a realizar em setembro, integrando as tradicionais comemorações em honra de S. Miguel. Com estes eventos, colocados em prática pela Viv’Arte, em estreita ligação com as comunidades escolar e associativa de cada freguesia, o Município cumpre assim o objetivo de favorecer a democratização e decentralização das artes e da cultura portuguesa, e de toda a pedagogia associada a estes dois denominadores, assumindo-os enquanto “forma de participação e expressão da população como eixos de cidadania”.

Programa:
Dia 5 (sexta-feira)
18h – Inauguração e abertura da Feira
19h – Desfile de Soldados pelas ruas. Convocação de moços para o Serviço Militar
23h – O Tesouro da República – Espetáculo de malabares de fogo
24h – Encerramento da Feira
Dia 6 (sábado)
12h – Abertura da Feira
15h – Desfile de soldados do corpo expedicionário português
17h – Partida dos soldados do concelho para a Grande Guerra
18h – Atuação da Banda Filarmónica da Mamarrosa
19h – A Expulsão dos Pimentas
20h – Danças e desgarradas ao gosto popular
21h – A Excomunhão da “Banda Escolar do Troviscal”
23h – O Baile da Paróquia, com a “Banda Escolar do Troviscal” – UFT
24h – Encerramento da Feira
Dia 7 (domingo)
12h – Abertura da Feira
15h – Arruada e Comício Republicano no Troviscal
16h – Danças e cantares da região
17h – Jogo de Futebol – “Solteiros” contra “Mal Casados”
19h – Desavenças Republicanas – Sova ao Padre da Mamarrosa
20h- Os Aportes Exóticos do Ultramar / Danças e Músicas
22h – O Levantamento da Interdição à “Banda Escolar do Troviscal”
23h – Encerramento da Feira