Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Expo Bairrada de 10 a 19 de julho

A Expo Bairrada, evento que vai substituir a FIACOBA, realiza-se de 10 a 19 de julho no Espaço Inovação. A iniciativa, que foi apresentada na penúltima quinta-feira, 30 de abril, com um orçamento que ronda os 250 mil euros, tem como objetivo dar a conhecer o que de melhor se faz no concelho e na região. As entradas custam de 1 a 1,50 euros.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, referiu que “a Expo Bairrada aposta numa programação que espelha múltiplas experiências que só a região bairradina é capaz de proporcionar, desde a gastronomia à enologia, passando pelo artesanato e desporto equestre, com uma crescente adesão do tecido empresarial regional”, explicando que “a feira se afirma, cada vez mais, como um certame de múltiplas experiências num só espaço e como palco privilegiado para a afirmação e desenvolvimento da economia regional”.
Mário João Oliveira acrescentou ainda que “Oliveira do Bairro, em conjunto com Aveiro, é dos poucos municípios a possuir um equipamento específico para exposições”, sublinhando que “a FIACOBA, desde que passou para o Espaço Inovação, deu um pulo muito grande”. Contudo, “não há duas feiras iguais. Não há dois anos iguais, até pela conjuntura e uma série de outros acontecimentos”. Além da mudança de nome, “temos vindo a fazer um trabalho de engrandecimento da feira”, justificou o edil.
O autarca garantiu ainda que “a Expo Bairrada será uma das maiores edições, quer em termos de expositores, que em termos de visitantes”.

Espetáculos. Mário João Oliveira diz que, ao longo dos 10 dias, o programa da Expo Bairrada propõe um cartaz de espetáculos “verdadeiramente irresistível, que procura ir ao encontro de todas as gerações e vai muito além dos cabeças de cartaz das várias noites”, pois reforça a aposta equestre, com a realização de vários concursos nacionais de Saltos, de Modelo e Andamentos e ainda de Atrelagens, que vão decorrer ao longo de todo o evento; propõe um conjunto de provas de gastronomia e enologia que vão apresentar o que de melhor se produz na região bairradina, nomeadamente o Kiwi, um dos produtos ex-líbris do concelho de Oliveira do Bairro, bem como alguns produtores e caves da região.
Relativamente à música, o cartaz reúne alguns dos nomes mais populares da atualidade, indo do fado ao pop rock, passando pelo hip hop e música popular. Como cabeças de cartaz destacam-se os nomes de Ana Moura (dia 11), D8 (14), D.A.M.A (15), Emanuel (16), David Carreira (17) e The Gift (18) e ainda o bairradino José Cid a marcar a abertura da Expo Bairrada 2015, no dia 10 de julho. Juntam-se outros espetáculos musicais como a 4.ª edição do “Canta-me como foi”, da Escola de Artes da Bairrada, para além das bandas e DJ’s que vão animar as noites do certame.

Propostas. António Mota, vereador responsável pelo evento, refere que “a versatilidade do programa permite a apresentação de um conjunto de propostas diversificadas e convidativas, a preços bastante acessíveis, para toda a família, para o público que procura conciliar negócios com lazer e para os aficionados da arte equestre”. “Na área de exposição será possível conhecer o tecido industrial e comercial, não só do concelho de Oliveira do Bairro mas de toda a Bairrada, para além do melhor artesanato que se faz na região”.

Parcerias. António Mota referiu ainda que o município de Oliveira do Bairro conta com a parceria de entidades locais e regionais, como são os casos da Associação Comercial Industrial da Bairrada (ACIB), Associação Equestre da Bairrada, Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos (CALCOB), Clube Ornitófilo da Beira Litoral, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Comissão Vitivinícola da Bairrada, Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, Unimadeiras (maior empresa nacional de certificação florestal), Rota da Bairrada e Kiwicoop.
No exterior do recinto destacam-se a área de restauração e os palcos, por onde vai passar grande parte da animação da feira. Para os mais novos, haverá uma “quinta pedagógica”, local onde poderão fortalecer a sua ligação com as tradições rurais do concelho, através do contacto privilegiado com a natureza e com os animais.
As entradas para a Expo Bairrada variam entre 1 euro e 1,50 euros, com acesso a todas as zonas. Para crianças até 10 anos de idade, a entrada na feira mantém-se gratuita.