Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Dois dias de Feira para avaliar a saúde dos anadienses

A Feira da Saúde, organizada pela Câmara Municipal de Anadia, regressou no último fim de semana, ao Pavilhão dos Desportos de Anadia.
Na cerimónia inaugural, a edil Teresa Cardoso fez-se acompanhar pelo vereador Lino Pintado.
Na ocasião, a autarca avançou que o investimento nesta iniciativa, embora não tenha sido muito relevante, contou com o apoio indispensável de vários parceiros, neste caso, todas as entidades que se quiseram associar ao evento, com muito trabalho, empenho e dedicação.
Um evento para todos os munícipes que puderam aqui fazer “uma série de rastreios no sentido da prevenção e com excelentes oportunidades para fazer alguns exames que podem alertar para algo que esteja menos bem em termos de saúde”, referiu.
O evento, que vai na 4.ª edição, realizou-se nos dias 30 e 31 de maio, no Pavilhão dos Desportos de Anadia.
Este evento procura anualmente contribuir para a promoção da saúde dos cidadãos e para a melhoria da qualidade de vida da população, proporcionando o acesso a múltiplos rastreios e serviços oferecidos pelas entidades prestadoras de cuidados de saúde que participaram neste certame.
Assim, os cerca de 30 expositores efetuaram diversos rastreios e disponibilizaram informações aos visitantes, designadamente testes de visão e espirometrias, bioquímica do sangue, controlo da tensão arterial, da glicemia, do colesterol e do ácido úrico, índice de massa corporal e cardio-stress, entre outros.
Como habitualmente, o desporto e a atividade física marcaram presença. O público pôde participar em demonstrações de step, jump e fitball, na sessão “Dos 8 aos 80, tudo se movimenta”, numa caminhada, aula de zumba e numa mega-aula de ioga.
Durante os dois dias, foram disponibilizados pela autarquia transportes gratuitos, em autocarro, de e para diversas povoações das dez freguesias do concelho.
A JB, o autarca Fernando Fernandes, da União de Freguesias Arcos e Mogofores, destacou a importância da adesão da população a este tipo de iniciativas que é “sem dúvida uma mais valia para o concelho e para a população”, já que “aqui podem, sem qualquer custo, realizar uma série de rastreios muito úteis”.

Entidades participantes: AMI – Núcleo de Anadia, Clínica do Cértima, VITI, Agrupamento de Escolas de Anadia, Aliópticas, Farmácia Júlio Maia, Bem-me-Quer, Audiomédica, Clínica Médica Dentária de Anadia, Hospital José Luciano de Castro, Centro Clínico de Santa Teresinha, Mais Autonomia, ADABEM, BVA, Projeto AIDCI, Inovason, ADASFES, Casa da Óptica, Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo de Anadia, Espaço Zen Jonny Vandan, Termas da Curia, Farmácia Termal e Óptica Termal, Sofia Osório, Clínica Marialva, Clínica Belorizonte.
Catarina Cerca