Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Dia do Idoso celebrado por 625 seniores no Pavilhão dos Desportos

Foi com uma grande festa que os seniores de Anadia celebraram o Dia do Idoso, numa jornada que a Câmara Municipal de Anadia promoveu no passado dia 1 de outubro, no Pavilhão de Desportos de Anadia, onde decorreu um almoço-convívio, seguido de uma divertida tarde lúdica.
Nas comemorações deste ano, participaram utentes das 16 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) de Anadia, bem como outros idosos do concelho, num total de 625 seniores.
O evento contou também com a presença de quase uma centena de outros participantes, designadamente dirigentes e funcionários das entidades envolvidas, que, assim, acompanharam os seus utentes.
Um núcleo dinamizador, que integrou o Centro Social de Paredes do Bairro, o Clube de Ancas, a Santa Casa da Misericórdia de Anadia e a Misericórdia da Freguesia de Sangalhos colaborou ativamente na organização desta festa.
Realce também para a participação de elementos da Rede Social de Anadia e do Lions Club da Bairrada, entidade que não quis deixar de se associar ao evento, para o qual contribuiu com a elaboração dos arranjos que decoraram as mesas do almoço-convívio.
Realce ainda para a GNR de Anadia, que marcou presença na festa e aproveitou a oportunidade para falar sobre as burlas e os roubos que têm a população idosa como alvo. Esta ação de sensibilização foi dirigida à plateia em geral, mas os militares da GNR abordaram individualmente muitos dos idosos, para os esclarecer sobre aquele tipo de ameaças.
Os convidados começaram a chegar cerca das 11h30 e reuniram-se para almoçar uma hora depois. Visivelmente satisfeita com o extraordinário ambiente que entretanto se gerou, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, dirigiu-se a todos os participantes, agradecendo a sua adesão à iniciativa da autarquia, e louvando os diversos papéis que os seniores desempenharam ou ainda desempenham, na qualidade de filhos, de pais ou de trabalhadores, entre outros.
Após o almoço, foi tempo para uma tarde de espetáculo, preenchida com a atuações a cargo dos idosos, cuidadosamente preparadas com a ajuda das respetivas instituições.
Antes do encerramento das atividades, os presentes partilharam um bolo comemorativo da efeméride, cantando os parabéns a todos os idosos, bem como a Valdemar, do Centro Social e Recreativo da Poutena, que nesse dia completou 85 anos.
A presidente da Câmara Municipal, que acompanhou toda a jornada, tendo confraternizado e trocado impressões com os animados convivas, manifestou, no final, a sua satisfação pelo sucesso da iniciativa, e agradeceu o empenho e a entusiástica participação de todos.