Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Seminário sobre os 125 anos do espumante Bairrada

Numa iniciativa da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em parceria com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, Município de Anadia, Rota da Bairrada, Confraria dos Enófilos da Bairrada, Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada e Turismo Centro de Portugal, vai decorrer um Seminário e Mesa-Redonda, comemorativo dos 125 Anos do Espumante Bairrada, no próximo dia 27 de novembro, no Cineteatro de Anadia.
A Sustentabilidade da Viticultura na Bairrada e a Diferenciação dos Vinhos Espumantes Bairrada serão os grandes temas em debate no seminário.
Na mesa-redonda “Fileira do Vinho-Espumante, da Uva à Garrafa”, estarão presentes, entre outros conceituados especialistas, Jaume Gramona, professor da Universidade de Rovira y Virgili, e Manuel Louzada, diretor do SPI Group.
Recorde-se que a produção de vinhos espumantes iniciou-se na Bairrada em 1890, por iniciativa do Engenheiro Agrónomo José Maria Tavares da Silva, nas instalações da então Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada, em Anadia, hoje Estação Vitivinícola da Bairrada, na qual foi o primeiro diretor.
Tavares da Silva, já em 1885, realizou diferentes experiências com vinhos da casta malvasia fina, com o objetivo de os tornar espumosos ou “champanhizantes”. Supõe-se que quando chegou a Anadia já trazia amplos conhecimentos sobre a preparação de vinhos espumantes. A partir de 1923, a divulgação dos estudos de química-enológica do então diretor da EVB, Engenheiro Mário Pato e seus colaboradores, e a assistência à vitivinicultura prestada pelos laboratórios da Estação e pelos cursos intensivos de vinificação, desde 1929, tem contribuído para o desenvolvimento de vinhos espumantes de alta qualidade na região da Bairrada.
Inscrições através do portal da DRAPCentro em www.drapc.min-agricultura.pt.