Com o objetivo de promover o que de melhor se faz na Bairrada, nomeadamente no que toca à oferta vínica, Lisboa vai acolher a 1.ª edição do BAIRRADA@LX.
É já no sábado, dia 14 de novembro, das 15h às 20h, no espaço do restaurante UAI, em Telheiras.
Um acontecimento que, à semelhança da região vínica, pretende ser “cosy e de nicho, apostando na qualidade e não na quantidade”, como afirmam os seus mentores.
A organização do BAIRRADA@LX está a cargo dos criadores do site Magna Casta (Ema Martins, Nuno Monteiro e Ricardo Oliveira) e de Helena Pereira Muelle e Alberto Goldstein, proprietários da garrafeira Wines 9297, em Telheiras. Conta com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada e tem como objetivo divulgar os excelentes vinhos, espumantes e outros néctares da Bairrada, em harmonização com a sua famosa gastronomia, que estará representada pelo restaurante Rei dos Leitões.
O turismo e as demais ofertas da região vão estar “em cima da mesa” pelas mãos da Associação Rota da Bairrada, que também vai marcará presença.

Doze produtores. São doze os produtores de vinho a marcar presença – e ao mesmo tempo “usar” este como um happenning para lançamento de novidades – no BAIRRADA@LX: Adega de Cantanhede, Carvalheira Criadores de Vinhos, Casa de Saima, Caves da Montanha, Caves do Solar de São Domingos, Caves São João, Filipa Pato, Luís Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta de Baixo, Vádio e Vpuro. Ainda nesta secção haverá um corner dedicado aos espumantes do projeto ‘Baga Bairrada’, que atualmente são sete, mas que em breve vão ser mais.

‘Bairrada Talks’: em jeito de apresentação pop up, cada produtor vai ter direito a “cinco ou dez minutos de fama”, que usará para falar de um vinho, de uma casta, de um ano de colheita, de uma história, ou outro qualquer tópico que considere relevante partilhar com os presentes. Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, foi convidado a encetar as hostes destes momentos que se pretendem de proximidade e interação com o consumidor. ‘Baga Bairrada’ e 125 anos de espumantes da região vão ser temas da sua conversa.
Já à venda na garrafeira Wines 9297 ou no local e dia do evento, os bilhetes têm um valor de 5 euros por pessoa, tendo agregada a oferta de um copo para a prova, que deverá ser devolvido à saída. Este valor não inclui a degustação das iguarias preparadas pelo Rei dos Leitões – leitão assado, sandes e iscas de leitão, chanfana (de cabra) à Bairrada não vão faltar à festa! –, que deverão ser adquiridas à parte. De referir que o UAI fica situado na Rua Prof. Francisco Gentil, em Telheiras, um local de fácil acesso, com bom estacionamento e bem perto da estação de Metro, de paragens de autocarros e de táxis.
Os vinhos em prova no BAIRRADA@LX vão estar à venda, podendo as encomendas ser feitas através da garrafeira Wines 9297 (Rua Prof. Simões Raposo, 9B, Telheiras), que para o efeito disponibilizará um catálogo com as referências e respetivos preços, válidos apenas para esse dia.

Expositores
VINHOS
Adega de Cantanhede
Baga Bairrada (cluster de espumantes de Baga)
Carvalheira Criadores de Vinhos
Casa de Saima
Caves da Montanha
Caves do Solar de São Domingos
Caves São João
Filipa Pato
Luís Pato
Quinta das Bágeiras
Quinta de Baixo
Vádio
VPuro
OUTROS
Associação Rota da Bairrada
Rei dos Leitões