Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Conferência em Oliveira do Bairro: “Começar hoje o caminho do amanhã”

Oliveira do Bairro vai receber no próximo dia 21 a segunda edição da conferência “Começar Hoje o Caminho do Amanhã”, iniciativa no âmbito da empregabilidade jovem que contará com um painel de oradores de grande prestígio, como João Fernando Ramos (jornalista da RTP), Rita Nabeiro (Adega Mayor), João Gonçalves (GxP) ou Henrique Santana (Presidente AIESEC Portugal), só para citar alguns.
Segundo a organização, esta conferência, que terá como tema “Chegou a tua vez!”, tem como contexto uma “altura em que o desemprego jovem atinge valores astronómicos, gerando valores de emigração cada vez maiores, tornando-se necessário perceber de que forma os jovens têm futuro em Portugal”. O evento, organizado pela associação Mentes Convergentes e pela migfrade_Solutions, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, tem como objetivo “apresentar possibilidades de criação de bases para os trabalhadores que o mercado irá receber nos próximos anos”.

Empreendedorismo

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Cristovão Batista, trata-se de uma iniciativa que se pode transformar no “click que vai fazer alguém mudar a sua vida ou dar-lhe um rumo, um objetivo”. A empregabilidade e o empreendedorismo jovem são uma preocupação para a autarquia, que tem vindo a intervir de forma estratégica nessas áreas. “Trabalhamos essas áreas de forma concertada e transversal”, referiu o autarca. “A nossa estratégia procura dar resposta aos principais desafios que os jovens enfrentam ao longo do seu percurso, apostando fortemente na Educação, na criação das condições para que os nossos jovens desenvolvam o seu percurso escolar com sucesso, na oferta curricular que o concelho disponibiliza, quer através do apoio ao ensino regular mas também ao profissional, de que o Instituto Profissional da Bairrada é exemplo, mas também através de bolsas de estudo que concedemos a estudantes do Ensino Superior e, em fase posterior, a possibilidade de terem um espaço para desenvolverem, com o apoio da autarquia, as suas ideias de negócio no nosso Polo da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro”.

Oradores

No evento estão já confirmados alguns oradores de relevo nacional como João Fernando Ramos (RTP), Rui Nuno Castro (iClio), Ricardo Frade (autor do livro Pé Descalço), Carlos Fiolhais (UC), Ricardo Borges de Carvalho (SIC), Rute Vasco (SAPO), Alexandre Amorim (Cortilejo), Pedro Saraiva (UC), André Leonardo (Autor do livro Faz Acontecer), Jorge Rosado (fundador e diretor artístico da Palhaços d’ Opital), entre outros. A moderar a sessão estarão Flávia Cid Nunes (migfrade_Solutions), Oriana Pataco (Jornal da Bairrada) e Mafalda Branco (Do Outro Lado do Espelho).
A conferência “Começar Hoje o Caminho do Amanhã” vai ter como palco o auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, e terá início às 9h, sendo a participação gratuita sujeita a inscrição no site do evento, em www.comecarhoje.com.