Assinar


Águeda // Bairrada  

Restaurante Pato Real inova mantendo a tradição

A cozinha tradicional portuguesa, com uma pitada de criatividade e inovação é o que se pode encontrar no renovado Restaurante Pato Real, no Hotel Estalagem da Pateira, em Fermentelos. Juntando alguns Chefes de renome, como Hélio Loureiro e António Loureiro (eleito Chefe Cozinheiro do Ano 2014, no âmbito da 25.ª edição das Edições do Gosto/INTER), mas também alguns fornecedores, produtores de vinhos, clientes e amigos, foi servido, na penúltima quarta-feira, dia 6 de janeiro, um almoço-buffet recheado das iguarias do Chefe Pedro Miguel, responsável pela cozinha do Restaurante Pato Real desde junho.
“Após seis meses de muito trabalho, aproveitámos o dia de hoje, Dia de Reis, para esta apresentação, juntando-vos a todos aqui, porque são clientes e amigos como vocês que nos motivam para crescer”, começou por referir a diretora do Hotel Estalagem da Pateira, Ana Teresa Salvador.
A responsável agradeceu a presença dos Chefes Hélio Loureiro e António Loureiro e outros também presentes (como o Chefe António Lagoa, da VITI), bem como dos produtores parceiros “e cujos vinhos casam com esta nossa gastronomia: Casa de Saima, Casa São Matias, Mont’Alegre, Paulo Laureano e Ribafreixo”.
Ana Teresa Salvador deixaria uma palavra especial ao Chefe da casa, “pela dedicação e pelo valor que dá a cada cliente”. “É notória e contagiante a paixão que o Chefe Pedro Miguel tem por esta profissão”, frisou.

Apostar na inovação mantendo a tradição. O Restaurante Pato Real vai manter as especialidades da casa, que continuam a atrair muitos clientes a este espaço, como o Bacalhau com natas à Pateira, a Caldeirada de enguias, os Rojões à Fermentelos, a Chanfana à Bairrada ou a Vitela assada à Vouga com batata à Padeiro.
Neste restaurante com uma vista única sobre a Pateira de Fermentelos, podem agora ser também degustados outros pratos, sempre mantendo a tradição, mas apostando na inovação, nomeadamente na apresentação e no empratamento. “Temos um serviço à americana [empratado da cozinha], sempre com um toque muito pessoal do nosso Chefe”, destacou Ana Teresa Salvador. Bacalhau braseado com batata ao alho e trouxa de legumes, Tornedó de porco grelhado com molho de pimenta da Jamaica e risotto de cogumelos, bem como todas as Pastas, são alguns dos pratos da nova Carta. O cogumelo é um ingrediente com presença destacada: “os cogumelos shitake são fornecidos pela empresa My Fungi, com quem oficializámos uma parceria”.
O Buffet da Garça funciona todos os dias da semana, ao almoço; à noite, fins de semana e feriados, o serviço é à carta.
O Hotel Estalagem da Pateira continua a ser também um espaço requisitado para eventos sociais e de empresas, apresentando várias salas, uma delas com lotação máxima de 400 pessoas.