Assinar
Bairrada // Vagos  

Vagos: Alunos trocam férias por Academia Empreendedora

Cerca de 20 alunos do agrupamento de escolas de Vagos, do Colégio de Calvão e da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV) participaram na Academia Empreendedora, desenvolvida pelo Município de Estarreja em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja e o Clube de Empreendedorismo da Escola Secundária de Estarreja. Esta atividade está inserida no programa “Empreendedorismo na Escola”, que pretende estimular o espírito empreendedor e fomentar atitudes e comportamentos propícios ao desenvolvimento de uma cultura inovadora, criativa, tecnológica e empreendedora.
Na sessão de abertura, na Incubadora de Empresas de Estarreja, o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, realçou que “só pelo facto de estarem aqui hoje estão a empreender. Estão de parabéns, pois já estão a procurar alternativas”.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, que, também, esteve presente na sessão de abertura, referiu que “temos no concelho de Estarreja um bom exemplo na aposta que tem feito nesta área nova do empreendedorismo. Gostamos de nos associar aos melhores e por isso nos associamos a Estarreja nesta iniciativa”, disse agradecendo a oportunidade para “que possamos aprender no vosso largo trabalho sobre esta matéria”, que ganha particular importância “numa fase em que a solução do autoemprego pode ser uma solução para muita gente”.
Silvério Regalado fez questão de sublinhar que Estarreja e Vagos são “dois dos concelhos da região que continuam a crescer, a gerar emprego, a apresentar projetos de investimento industrial importantes para a região e para o país”.
Também presente nesta sessão, o diretor da Escola Secundária de Estarreja, Jorge Ventura, referiu que “ser empreendedor é uma atitude, uma atitude de compromisso com o sucesso. É fundamental que possamos reinventar todos os dias as nossas expetativas, para que possamos acrescentar ao empreendedor que somos”.
Conscientes da importância desta forma de estar, os alunos João António e André Santos, ambos com 15 anos, referem que ser empreendedor é “não ter medo de arriscar, de introduzir novas ideias, novos conceitos. Não esperar que os outros façam primeiro do que nós.”
Com um programa inédito que culmina com o Concurso de Ideias Jovem Empreendedor 2016, são promovidas três ações distintas: a Academia Empreendedora, o Bootcamp de Empreendedorismo e o IV Seminário de Empreendedorismo Jovem.