Assinar


Anadia // Bairrada  

No Museu do Vinho Bairrada, em Anadia: VITI celebra protocolo com ISCAC

A Escola Profissional de Anadia (VITI) e o ISCAC – Coimbra Business School assinaram na última quinta-feira, dia 11, um protocolo geral de cooperação que visa potenciar a cooperação entre as duas instituições, na área educativa.
O evento teve lugar no auditório do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, seguindo-se um almoço na VITI, preparado pelos alunos dos cursos de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.
Anadia será, assim, o primeiro município da região em que a sua escola profissional poderá vir a ministrar Cursos de Especialização Tecnológica (CET) – formação pós-secundária não superior, que visa conferir qualificação do nível 5. Cursos com uma formação técnica de alto nível, já que a qualificação inclui conhecimentos e capacidades de nível superior.
Neste momento, a VITI está a preparar quatro candidaturas (na área do comércio internacional, contabilidade, marketing dos vinhos) para a acreditação da escola aos cursos CET. “São cursos de especialização tecnológica aos quais terão acesso alunos matriculados do 12.º ano ou que tenham estado matriculados no 12.º ano em qualquer escola”, avançou Adriano Aires, diretor da VITI, momentos após a assinatura do protocolo.
“Para a acreditação temos de ter o aval de uma escola superior politécnica que nos garanta a absorção desses alunos no ensino superior e que lhes garanta créditos nos cursos que ministram no politécnico”, disse ainda.
Para já, podemos avançar que cerca de 90% das aulas poderão vir a ser ministradas na VITI, mas que, por exemplo, aos sábado, os alunos poderão ter aulas a uma ou duas disciplinas no politécnico: “será uma forma de criar habituação do aluno aquele espaço”, destacou Adriano Aires, sublinhando que os cursos, de ano e meio, permitem ao aluno continuar os estudos no politécnico se assim o entenderem.
Embora acredite que, no próximo ano letivo, estes cursos já possam estar disponíveis em Anadia, recorda que o processo é moroso e que tem de ser validado pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, que tutela o ensino profissional, pois estes são cursos pós-secundário.
Na ocasião, o diretor da VITI recordou que, nestes 25 anos, a escola cresceu imenso, trilhando um caminho árduo, “no silêncio das dificuldades e no regozijo, também silencioso, dos nossos sucessos”.
Uma escola reconhecida, hoje, como “um agente incontornável do desenvolvimento municipal, regional e mesmo transregional”, fazendo o seu percurso no “respeito estrito da sua visão estratégica de ser uma escola inclusiva, socialmente participativa, centrada numa visão holística das pessoas”.
Por seu turno, Manuel Castelo Branco, presidente do ISCAC, destacou o facto do perfil ideológico da VITI estar em linha com o que o ISCAC quer para a sua escola “profundamente humanista cujo ensino é marcado pela qualidade técnica ao serviço do homem”. Presente no evento, a edil Teresa Cardoso realçaria que o protocolo, “num curto prazo, poderá ter no terreno outro tipo de ação” e que é preciso “saber tirar partido e todos os benefícios que possam adevir desta parceria”.
Catarina Cerca