Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Alunos do concelho apurados para o Parlamento Jovem Nacional

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, representado pelos alunos Valdir Coimbra, Beatriz Oliveira (efetivos) e Elisama Silva (suplente), vai estar presente no Parlamento Jovem Nacional. A sessão Distrital decorreu, no passado dia 7 de março em Oliveira do Bairro, juntando mais de uma centena de “deputados” do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico público, privado e cooperativo do distrito de Aveiro.
Na presença do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, do deputado da Assembleia da República, Porfírio Silva, da diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, Maria Júlia Gradeço, de uma representante da Direção Regional do Centro do IPDJ e da delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, os jovens “deputados” apresentaram e aprovaram os Projetos de Recomendação que vão submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e elegeram os deputados que vão representar o distrito de Aveiro nesse evento final. Na Mesa da sessão, e a liderar os trabalhos, estiveram os alunos João Pedro Rodrigues Sousa (presidente), João Nuno Ramos (vice-presidente) e Rita Fernandes Dias (secretária).
O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, representado pelos alunos Valdir Coimbra, Beatriz Oliveira (efetivos) e Elisama Silva (suplente), acabou por ser a entidade mais em destaque da sessão, ao conseguir o maior número de votos (31 em 78 possíveis), para o seu projeto de recomendação, que servirá de base para a redação do projeto distrital a apresentar na sessão nacional, ficando ainda os seus deputados apurados para esse evento final.

Nacional. A sessão nacional, que vai decorrer em maio na Assembleia da República, em Lisboa, será o culminar da iniciativa, reunindo os deputados jovens eleitos, em representação de todos os distritos e regiões autónomas, na qual se aprovará, após debate em Comissões e em Plenário, a Recomendação final sobre o tema desta edição: “Racismo, Preconceito e Discriminação”.
O município de Oliveira do Bairro, que contou com dois “deputados” da Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, apoiou a iniciativa ao acolher esta sessão distrital, garantindo todas as condições logísticas para a sua realização e preparando um programa cultural para os professores e convidados que acompanharam os jovens deputados, oferecendo uma visita guiada ao Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal.
Parlamento dos Jovens é um programa promovido pela Assembleia da República, em parceria com outras entidades estatais, que tem como objetivos educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses, assim como promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões.