Assinar
Anadia // Bairrada // Vídeos  

Anadia: Basquetebol e hóquei podem regressar a pavilhão renovado

 

A cidade de Anadia esteve em festa na tarde do último sábado, dia 12 de março, com a reabertura ao público do Pavilhão Municipal de Anadia, alvo de avultadas obras de beneficiação, que atingiram aproximadamente 500 mil euros.
Uma “reinauguração” que acontece no mesmo mês em que este espaço foi oficialmente inaugurado (16 de março) em 1985, pelo então Secretário de Estado do Desporto, Miranda Calha.
Agora, sem a presença de qualquer governante, a Câmara Municipal de Anadia fez “renascer” no centro da cidade um novo e moderno equipamento desportivo, dotado de grande conforto e qualidade. Fica a faltar apenas o regresso do basquetebol e do hóquei em patins a esta casa, o que poderá acontecer já na próxima época, embora outras modalidades como o futsal e o andebol tenham aqui também um espaço de excelência para a prática destas modalidades.

Espaço moderno, funcional e acolhedor. Na ocasião, a edil anadiense, Teresa Cardoso sublinharia que a intervenção realizada possibilitou reabilitar e modernizar este espaço, “dotando-o de novas soluções técnicas, que lhe permitam acompanhar as exigências que a atual prática desportiva faz a um espaço deste tipo.”
O pavilhão, agora devolvido aos atletas e à comunidade, deverá, na opinião da presidente de Câmara, “dar o seu contributo para o incremento e o desenvolvimento da prática desportiva, para o sucesso desportivo dos atletas, e para o envolvimento da comunidade no mundo do desporto e do exercício físico”, não deixando de sublinhar as muitas modalidades que já passaram por aqui, especialmente o basquetebol e o hóquei em patins que “têm, neste pavilhão, e desde o início, uma verdadeira casa”.
Em tarde de festa muitos foram os que aplaudiram as obras realizadas.
Presentes no evento estiveram Adriano Aires, presidente da Assembleia Municipal de Anadia, vereadores, vários autarcas, mas também vários atletas, técnicos, ex-atletas e velhas guardas, assim como elementos das antigas Comissões de Gestão do Pavilhão.
Por isso, Teresa Cardoso deixaria uma palavra de apreço às Comissões de Gestão. A primeira, nomeada durante a fase de obra, foi constituída por Alexandre Pereira, Rui Venâncio Marques e Carlos Pintado; a segunda, nomeada logo após a inauguração do Pavilhão, foi integrada por Custódio Costa de Matos, Nelson de Castro e Silva, João Venâncio Marques e Armindo Simões da Silva.

Pavilhão com história e muitas memórias. Um pavilhão, com passado, com história e onde já tiveram lugar importantes jogos disputados no âmbito de torneios e campeonatos, nacionais e internacionais, agora perpetuados num belíssimo painel colocado na entrada principal do pavilhão. O mural retrata em notícias e fotografias a história do pavilhão que quando surgiu, na década de 80, foi a concretização de um sonho da população, já que se mostrou a todos como “o primeiro e decisivo passo dado pela autarquia (então liderada por Sílvio Cerveira) para fazer do concelho um grande polo de desenvolvimento turístico desportivo”.

Autarquia está de parabéns. “Parabéns pela obra realizada”, foi a palavra que mais se ouviu durante a tarde, da boca dos muitos convidados presentes.
Na ocasião, Fernando Fernandes, presidente da União de Freguesias de Arcos e Mogofores, referiu-se a este espaço como um investimento necessário e completamente justificável, que devolve aos anadienses um espaço desportivo que é uma mais-valia para a cidade.
Já José Cardoso, diretor regional da zona Centro do IPDJ, destacaria o facto do município a expensas próprias ter assumido esta empreitada, e fazendo juz ao slogan “Anadia capital do Desporto” colocar à disposição da população mais um equipamento desportivo que vem completar a já vasta rede de infraestruturas do género existentes no município.
Também José Cunha, da Associação de Patinagem de Aveiro, sublinharia a diferença abismal de um pavilhão quase impraticável a um agora extraordinário equipamento desportivo. Este responsável acredita que o hóquei em patins estará de regresso na próxima época dadas as condições agora proporcionadas, até porque se trata de uma modalidade com história e muito peso em Anadia.
João Carlos Ribeiro, da Associação de Basquetebol de Aveiro, mostrou-se muito agradado com a recuperação levada a cabo pela autarquia, podendo ser expectável que provas nacionais de basquetebol regressem a Anadia. “Esta foi, no passado, uma casa importante para o basquetebol e agora os responsáveis estão disponíveis a trazer aqui provas importantes”, até porque, como referiu, “este é um pavilhão que tem história” e porque “existe vontade de Anadia poder voltar a estar na rota da realização de eventos nacionais, na próxima época”.
Catarina Cerca