Assinar


Bairrada // Vagos  

Câmara Municipal de Vagos associa-se à “hora do planeta”

No próximo dia 19 de março de 2016 toda a iluminação do exterior do edifício da Câmara Municipal de Vagos, do Palacete Visconde de Valdemouro, da Biblioteca Municipal e do Centro Escolar de Fonte de Angeão será desligada por 60 minutos, entre as 20h30 e 21h30, numa associação à iniciativa mundial “Hora do Planeta”. Além desta iniciativa, o município compromete-se, em 2016, continuar com a introdução de tecnologias de eficiência energética na iluminação pública.

Esta é uma iniciativa, em parceria com a WWF, que pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as suas emissões de carbono numa base contínua e diária. Indivíduos, empresas, governos e comunidades de todo o mundo são convidados a desligar as suas luzes, por uma hora, no sábado, 19 de março de 2016, precisamente às 20h30, para mostrar o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.

A Hora do Planeta 2016 irá juntar centenas de milhões de pessoas de todo o mundo, inde-pendentemente da raça, religião, cultura, geografia, numa ação simbólica em defesa do ambiente, um momento único de contemplação do planeta e celebração do compromisso de protege-lo durante todo o ano.

Este é o décimo ano que o mundo fica às escuras em sinal de apoio a uma iniciativa que começou em Sydney, em 2007, e que é hoje o maior evento mundial de ação ambiental. Em 2015, a Hora do Planeta chegou a 172 países e territórios, a mais de 8000 cidades e vilas. Em Portugal, 118 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar. Em 2016 , a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo contra as alterações climáticas.

Assim, Câmara Municipal convida todos a desligar as luzes pela “Hora do Planeta”, durante as 20h30 e 21h30, do dia 19 de março, mostrando o seu apoio e compromisso com esta causa.