Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Moinho do Pisco recebe novo posto de vigia

O município de Anadia, em parceria com os municípios de Mortágua e Mealhada vai avançar com a construção do posto de vigia na zona serrana do Moinho do Pisco.
A obra está orçada em cerca de 20 mil euros.
Para já, a autarquia anadiense prepara-se para assinar a constituição do direito de superfície a título gratuito e perpétuo da área de terreno onde vai ser implantado este equipamento de vigia.
Anadia é promotora da obra mas vai estabelecer protocolos com os dois municípios que se disponibilizaram para comparticipar este equipamento que serve as zonas serranas dos três concelhos.
De acordo com o projeto este equipamento vai ser instalado onde se encontrava o anterior posto de vigia. Terá uma base em betão e a estrutura será em ferro. Com uma altura a rondar os 10 metros, o posto deverá estar concluído, no terreno, até final de maio.
Recorde-se que este é o único posto de vigia existente no concelho de Anadia. Localizado na zona do Moinho do Pisco, na freguesia de Avelãs de Cima, este equipamento encontrava-se desativado há cerca de quatro anos, depois da estrutura em ferro ter sido furtada em 2012.
A estrutura em ferro permitia a vigilância de toda uma vasta zona florestal, especialmente durante o verão, nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Mortágua.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, defende a urgência desta construção já que o verão se aproxima e com ele o perigo de incêndios florestais.
A vigilância neste local é assegurada pelo SEPNA da GNR.
Catarina Cerca