Assinar
Anadia // Bairrada  

Sommeliers americanos incluem dois Bairrada nos “50 Melhores Vinhos de Portugal para os EUA”

Foram esta semana revelados em Nova Iorque aqueles que são os “50 Melhores Vinhos de Portugal para os EUA”.
Na seleção, feita por três master sommeliers (o patamar mais elevado da profissão escanção) americanos, figuram dois vinhos da Bairrada de produtores já com uma larga história para contar: Caves São João e Luís Pato.
Dennis Kelly, Madeline Triffon e Peter Granoff reconheceram a excelência do ‘Quinta do Poço do Lobo Reserva tinto 2012’ e do ‘Luís Pato Vinhas Velhas tinto 2011’ nesta iniciativa criada há três anos pela ViniPortugal.
Segundo esta organização interprofissional, o objetivo é “reforçar o conhecimento e a notoriedade dos vinhos portugueses junto dos consumidores e dos líderes de opinião norte-americanos”.
O ‘Quinta do Poço do Lobo Reserva tinto’ é um vinho da quinta homónima que foi adquirida pelas Caves São João em 1971, tendo o primeiro vinho sido comercializado 16 anos depois. Nesta propriedade, com cerca de 35 hectares, colhem-se as uvas das castas Baga (35%), Touriga Nacional (50%) e Cabernet Sauvignon (15%) que dão origem a este DO Bairrada de 2012. Com um preço de venda “na prateleira” a rondar os 13,50 euros, é um tinto de cor violácea que no seu corpo revela especiarias e bagas vermelhas com um toque floral e de campo. É muito equilibrado, vivo e alegre, com uma acidez bem marcada e taninos persistentes. Ideal para carnes vermelhas e caça, bem como queijos amanteigados.
Luís Pato, o revolucionário produtor bairradino, tem no Vinhas Velhas uma das suas mais emblemáticas referências. Em 1988, o galardoado ‘Senhor do Vinho 2015’, foi o primeiro a chamar a atenção para a idade de uma vinha como fator de qualidade, tendo, naquele ano, produzido o primeiro Vinhas Velhas português. A edição de 2011 é vendida ao público por 12,50 euros. De uvas da casta Baga, provenientes de vinhas com mais de quarenta anos, este ‘Luís Pato Vinhas Velhas tinto’ é um Bairrada de álcool moderado e fresco na fruta, com sugestões de cerejas, framboesas e especiarias. Bastante equilibrado, é extremamente gastronómico, indicado para acompanhar uma grande variedade de pratos.
Como é característica dos vinhos da região Bairrada, ambos os premiados denotam grande potencial de longevidade. Daqui a 15 anos ainda vestirão a camisola de um grande vinho, a mesma que agora receberam sob cunho americano.