Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Fotografia e cartoon de volta ao Museu do Vinho

A fotografia e o cartoon estão de volta ao Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, para mais um ciclo de exposições, com inauguração marcada para o próximo dia 12 de junho, domingo, pelas 16h.
O Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon World Festival passa mais uma vez por Anadia, pela mão do Museu Nacional da Imprensa, agora com a homenagem prestada a Cristiano Ronaldo na edição de 2015 do certame. Um júri internacional selecionou, de entre as centenas de trabalhos a concurso, mais de 50 cartoons que ilustram, com muito humor, os traços e gestos inconfundíveis do craque português, e que revelam a criatividade de humoristas de diversos países, com perspetivas e sensibilidades estéticas díspares.
Em simultâneo, o Museu do Vinho Bairrada acolhe “Lucidez”, uma exposição de trabalhos de Miguel Rolo, jovem, mas consagrado, fotógrafo anadiense premiado em certames nacionais e internacionais. As sete dezenas de fotografias selecionadas para esta mostra põem em evidência o património vitivinícola da Bairrada nas suas diversas facetas: paisagem natural, caves e adegas, gentes, vinhos… Mas não só. Será, ainda, dada a conhecer a sua participação no documentário “Pára-me de repente o pensamento”, do realizador Jorge Pelicano, ou seja, as fotografias que Miguel Rolo produziu para este projeto cinematográfico premiado com o Prémio Signes. Trata-se de um filme apoiado pelo Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção Geral da Saúde, e que tem como cenário o Hospital Conde de Ferreira, “a primeira construção de raiz feita para a psiquiatria em Portugal”, e que retrata aspetos da “vida que se repete nos espaços de um hospital psiquiátrico”, onde “a lucidez e a loucura vivem juntas”.
As duas exposições estarão patentes no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, até ao próximo dia 31 de outubro.