Assinar


Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Associação do Luxemburgo entrega donativo a Paula Martins

associacao_luxemburgo_donativo_paula_martins

A Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo (ACHBL) entregou, na penúltima quarta-feira, dia 7, um donativo de 6350 euros à família de Paula Martins, para que esta possa continuar a fazer a sua reabilitação numa clínica privada no Porto.
A oficialização da entrega do donativo foi feita nas Caves Aliança, com jantar oferecido pelo Restaurante Mugasa, cujo proprietário, Ricardo Nogueira, se tem mostrado muito sensibilizado com esta situação.
Têm sido, aliás, muitos os particulares, associações e empresas dedicados a esta causa, ajudando a recolher donativos ou participando em atividades para que Paula Martins tenha a melhor qualidade de vida possível.
Recorde-se que esta mulher de 39 anos viu a sua vida interrompida de forma abrupta quando, em janeiro de 2014, na preparação para uma intervenção cirúrgica, sofreu uma paragem cardiorrespiratória.
As sequelas deixaram-na num estado praticamente vegetativo: sem conseguir falar ou comunicar, tetraplégica, a usar fraldas, a ser alimentada por uma sonda e a ter de ser submetida a uma traqueostomia para respirar.
No último ano e meio, é a mãe que trata da Paula a tempo inteiro (Paula vive atualmente com os pais, em Recardães). Através de donativos e da recolha de bens recicláveis (muito fruto da dedicação das amigas Susana Santiago e Tânia Rato), Paula Martins tem realizado tratamentos na Clínica de Reabilitação Neurológica situada no Hospital da Ordem do Carmo, no Porto, cujos custos rondam os 6350 euros mensais.
Sensibilização. Presentes neste jantar, para além de elementos da direção da ACHBL, estavam membros do Rotary Clube de Oliveira do Bairro, cujo presidente, Fernando Castro, lembrou o envolvimento do clube neste caso. “Há um ano, Rotary foi alertado para esta situação e procuramos pelos nossos meios, em colaboração com os clubes de Águeda e Curia Bairrada, fazer uma campanha de angariação de fundos e sensibilizar a sociedade, que praticamente desconhecia este caso.”
Fernando Castro valorizou o papel interventivo de Susana Santiago e Tânia Rato: “Têm sido incansáveis. Elas têm sido as grandes mobilizadoras de tudo o que se tem feito e têm procurado fazer chegar a sua voz a muito lado e de muita forma.”
O anadiense Rogério Oliveira, que fundou e preside à ACHBL há mais de 20 anos, adiantou que a “pequenez” da associação não permite “ajudar muita gente todos os dias”. No entanto, “temos apoiado muitas causas”. Este caso sensibilizou a associação e, adiantou Rogério Oliveira, outros apoios estão já a ser analisados, informando que o próximo será para os Bombeiros de Portugal. “Não sabemos ainda qual a corporação, mas vamos ajudar os bombeiros, a nível nacional. Uma atribuição de cinco mil euros, que vamos discutir na próxima reunião de direção.”

Boa recetividade. Susana Santiago e Tânia Rato, também presentes neste jantar, sublinharam a JB que a recetividade e adesão da população às ações realizadas “têm sido muito boas”. Está já na forja uma iniciativa de grande impacto, nos dias 12 e 13 de novembro, no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro. “Será um evento com concertos e tasquinhas, em que as bandas/músicos e os DJ’s vão atuar gratuitamente, assim como o espaço foi cedido gratuitamente e a comida e as bebidas serão oferecidas”, destacaram as amigas de Paula Martins.

Oriana Pataco
oriana.b.pataco@jb.pt