Assinar
Bairrada // Vagos  

Redescobrir as nossas raízes com arte é a proposta do 4.º Vagos Sensation Gourmet

Começa esta sexta-feira mais uma edição do Vagos Sensation Gourmet. O evento da Câmara Municipal de Vagos, com o apoio da +Sensation Gourmet realiza-se nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, na Praia da Vagueira.

“(RE)descobre as tuas Raízes, com Arte” é o tema escolhido para a 4.ª edição do VSG, que promete uma maior aproximação das tradições culturais esquecidas” e a sua reinterpretação sobre as várias formas de expressão de arte.

 

A edição da consolidação do evento

O Vagos Sensation Gourmet é um evento dinâmico, que aposta na promoção da riqueza cultural, através de atividades como showcookings, debates, provas comentadas, palestras e debates, espetáculos e degustações que, dessa forma, lhe dão um caráter único e diferenciador. É através destas iniciativas que se pretende dar a oportunidade aos visitantes de privarem com grandes nomes do panorama gastronómico nacional e internacional, apresentar tendências do mundo atual de área tão diversificadas como enologia, nutrição, ciência e que direta ou indiretamente estão sempre relacionadas com a alimentação.

 

Algumas das confirmações deste ano

 

Fábio Moon (blogger)

Fabio Jae Kyu Moon é uma estreia no evento e um fenómeno entre as contas do Instagram relacionadas a gastronomia. Não só pelo número de seguidores, mas pelo rol de partilhas que as suas fotos bem feitas em suas visitas aos melhores restaurantes do mundo, e a credibilidade de suas indicações! Já visitou mais de 5000 restaurantes em todo o mundo e junto com um tio passou um mês na Europa a comer em restaurantes do Guia Michelin. Uma referência que já levou dezenas de restaurantes do anonimato aos estrelato em várias partes do mundo.

 

Tiago Emanuel Santos

A sua cozinha tem uma matriz portuguesa, de essência e raiz, com ligação à terra, ao lugar e à cultura. É isso que, para este jovem chefe de cozinha do restaurante do hotel Areias do Seixo, faz sentido. Começou por ser uma brincadeira – cozinhar para os amigos – mas, ao fim de seis meses, a brincadeira transformou-se em paixão. Na altura, abandonou a tese e tudo o que havia a abandonar e dedicou-se de corpo e alma, a partir da cozinha, a levar ao lume – e à mesa – os nossos sabores e saberes portugueses.

 

Tiago Bonito

Foi vencedor do concurso “Chefe Cozinheiro do Ano” em 2011 e distinguido com o “Troféu Inovação 2011” no mesmo concurso. Foi considerado, em 2016, Chefe Revelação do Ano pela Guia Boa Cama Boa Mesa. Regressa ao Vagos Sensation Gourmet, porque acaba de assumir o comando da cozinha do restaurante Largo do Paço do hotel Casa da Calçada Relais & Châteaux, em Amarante, detentor de uma estrela Michelin, na qualidade de chefe executivo.

 

António Loureiro

Também é um regresso ao Vagos Sensation Gourmet, mas agora com um projeto próprio A Cozinha, em Guimarães, que se propõe centra-se no essencial: “a qualidade dos produtos e do serviço”. Após ter acumulado experiências profissionais em restaurantes com Estrelas Michelin (Belcanto, The Kitchin, Azurmendi) e em cadeias hoteleiras (Pousadas de Portugal, Solverde, Meliã) – que culminaram na conquista do título de Chefe Cozinheiro do Ano em 2014 –, decidiu regressar à terra onde nasceu e cresceu.

 

Craig Grozier (Chef Internacional)

É chef executivo do Fallachan Dining, em Glasgow, na Escócia, um projeto ambicioso onde Grozier foi co-fundador e se entrega de alma e coração, trabalhando com produtos endógenos, de alta qualidade.

Craig Grozier viajou por praticamente todo o mundo, procurando expandir os horizontes de seu conhecimento culinário, desde o Peru até ao Japão, Austrália, Itália e Espanha, onde trabalhou com conceituados chefs estrelados. Desde o seu retorno ao Reino Unido, Craig tem procurado desafiar-se e ampliar seu conhecimento culinário e técnica usando o que ele aprendeu nas suas viagens, criando seu próprio estilo e filosofia culinária – local, sazonal, moderna.

 

Chakall

Um nome que dispensa apresentações e repete a sua apresentação da edição anterior. Um dos amigos do evento e dos sabores de Vagos não quis perder a oportunidade de regressar “a melhor praia do mundo”.
Viajante apaixonado pela culinária, escolheu Portugal como base de lançamento de uma vida bem condimentada.

O turbante e o forte sotaque argentino fazem parte da imagem de marca de Chakall, também conhecido por valorizar produtos biológica, entre outros princípios eco-friendly. É ainda autor de vários livros de receitas e lidera diversos programas televisivos.

 

Cátia Goarmon

Apresentadora do programa “Segredos da Tia Cátia”, do 24Kitchen, Cátia Goarmon ficou conhecida pelo público português ao participar no concurso ‘Masterchef Portugal’. Desde essa altura que Cátia conquistou as audiências com a sua simpatia e gargalhada contagiante que transmite para os seus pratos com o à vontade que só ela o sabe fazer.

 

Luca Bordino

Apesar da sua juventude conta já com uma vasta experiência e muitas aventuras pelo mundo da Gastronomia. Formado na Escola de Hotelaria de Lisboa, trabalhou na Quinta dos Frades com Igor Martinho, antes de se dedicar durante alguns anos á Cozinha Divina, com Chakall. Passou pelo Ritz Carlton Penha Longa Resort antes de uma aventura o levar a Chefia do BOCA, primeiro restaurante Português em Singapura, um excelente trabalho que foi muito reconhecido em Portugal e no Oriente. O seu prazer pela Aventura levou-o a novas descobertas e tem passado os últimos anos a levar a Gastronomia Portuguesa aos Mais Variados países Indonésia, Filipinas ou Nova Zelândia.

 

Leonor Martins

A pequena Leonor vive em Aveiro com a mãe; com 7 anos começou a cozinhar para ajudar a mãe. A primeira coisa que cozinhou foi massa. Foi a 3.ª classificado do Masterchef Júnior e ficou conhecida pelo seu talento. Vai integrar um momento na cozinha do Vagos Sensation Gourmet que pretende aliar duas gerações bem distintas.