Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

Festival de Ciência de Oliveira do Bairro (FeCiOB) começa hoje

O 3.º Festival de Ciência de Oliveira do Bairro (FeCiOB) tem lugar de 4 a 6 de outubro, das 9h às 19h30, no Espaço Inovação de Oliveira do Bairro.  A entrada é gratuita e não carece de qualquer inscrição prévia.

Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, em parceria com o Instituto de Educação e Cidadania (IEC), para dinamizar a inserção da Ciência na Educação e na cultura geral. O FeCiOB decorre da responsabilidade assumida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, em colaboração com o IEC, na sequência de o Município ter sido reconhecido, a nível europeu, como Município Europeu de Cultura Científica, com base nas iniciativas do Município na promoção da inserção de atividades científicas na Educação, na Saúde e na cultura geral das populações.

Algumas das entidades presentes no Festival de Ciência

Estarão presentes no FeCiOB escolas, agrupamentos de escolas e colégios e institutos profissionais. A representar o ensino superior, estarão presentes investigadores de diversos departamentos e institutos de investigação científica das universidades de Aveiro e Coimbra, e do Biocant. A representar os Centros Ciência Viva, estarão presentes o Exploratório de Coimbra e a Fábrica de Ciência de Aveiro. Fazem-se representar ainda outras entidades, como empresas de base tecnológica e outras, centros de saúde, bibliotecas e grupos de teatro, etc. Estas entidades partilham fluidez de comunicação entre diferentes áreas da Ciência e as suas aplicações, através de exposições, workshops e encontros casuais.

Workshops no Festival de Ciência

Além de exposições permanentes, ocorrem no FeCiOB vários workshops: Workshop sobre “Investigação Criminal”, quarta-feira, às 15h, pelo Laboratório de Genética Aplicada da Universidade de Aveiro; Workshop sobre “Dar Corpo ao Cérebro”, quinta-feira, às 11h, pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e pelo grupo de teatro Marionet; Workshop sobre “Como nos Tornámos Humanos: Avaliação do Perfil Biológico”, sexta-feira, às 11h, pelo IEC e o Grupo de Estudos em Evolução Humana da Universidade de Coimbra; Workshop “Euro 4 Science 2.0”, sexta-feira, às 15h, pelo Laboratório de Genética Aplicada da Universidade de Aveiro.

Celebração do Dia dos Investigadores

O Dia dos Investigadores celebra-se a 27 de setembro, e, em referência este dia, reúne-se, na FeCiOB, na quinta-feira, dia 5 de outubro, às 15h, um grupo de investigadores das Universidades de Aveiro e Coimbra, numa “Conversa (Cons)Ciência”, que abordará alguns dos temas mais importantes da Ciência Contemporânea.