Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Misericórdia de Oliveira do Bairro volta a ter uma Capela

Foi “um momento de grande significado para a Misericórdia”, aquele que se viveu no domingo, dia 10 de dezembro, com a inauguração “da tão desejada Capela”. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, Jorge Abrantes, abria desta forma a cerimónia de inauguração deste “espaço privilegiado de oração”, “pensado e decidido pela Mesa Administrativa”.
Jorge Abrantes ressalvou o facto de estarem agora nesta capela os cruxifixos e o sacrário que se encontravam na antiga capela, do então Hospital da Misericórdia. Terminou agradecendo ao Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, o licenciamento da Capela e a permissão para a permanência do Santíssimo Sacramento.
Após estas palavras introdutórias, dava-se então início à celebração, presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro que, durante a homilia, lembrou um pouco da História da Misericórdia, constituída em 23 de setembro de 1920 e que tinha a sua capela no Hospital. E que, quando este deixou de ser da Misericórdia, esta também deixou de ter capela. “Este é o momento em que restituímos à Misericórdia aquele que é o segredo da sua longevidade: a prática da sua misericórdia.” O Bispo de Aveiro considerou “muito importante” que a Santa Casa tenha “um espaço de oração, de celebração, onde possa habitar a Pessoa mais importante desta casa”. “A partir de hoje, a Santa Casa vai ter mais um [morador/utente] permanente e qualificado; a partir de hoje, vós ficais com o melhor utente da casa”, afirmou, deixando um apelo aos utentes: “venham aqui, venham visitar Jesus, que está no sacrário. Que este seja um espaço com vida e um espaço de vida”.
Terminada a celebração, os utentes, Irmãos, membros dos órgãos da Santa Casa e convidados, entre os quais o presidente da Câmara Municipal, Duarte Novo, e o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro, Simão Vela, brindaram a este sonho realizado.
Oriana Pataco