Assinar
Anadia

Anadia: Animação de Natal com balanço “bastante positivo”

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, faz um balanço “bastante positivo” do programa de animação “Natal em Anadia”, que decorreu entre 25 de novembro e 6 de janeiro.
A autarca destacou a variedade de iniciativas levadas a cabo, desde espetáculos musicais e teatrais, passando pela pista de gelo, animação de rua e mercadinho de Natal, até eventos desportivos e exposições. “Todos estes eventos criaram uma oferta cultural diversificada, o que foi bastante positivo”, afirmou a edil, realçando que “o programa que proporcionámos foi reconhecido por toda a população, através da sua participação”. Teresa Cardoso referiu ainda que “houve gente de fora do concelho que nos transmitiu a surpresa que teve ao visitar Anadia, uma cidade afastada das grandes capitais, que proporcionou uma oferta tão variada e transversal de espetáculos, para todas as idades”.
Uma das novidades deste ano foi a Árvore de Natal, única no país, feita com três mil garrafas de espumante e com oito metros de altura. “Com esta iniciativa quisemos também reforçar a nossa imagem de marca «Anadia Capital do Espumante»”, frisou, sublinhando ainda que “a árvore suscitou bastante curiosidade e atraiu muitas pessoas a Anadia”.
A presidente da Câmara Municipal considerou que o investimento realizado na animação de Natal, cerca de 145 mil euros, teve também como objetivo dinamizar o comércio local nesta quadra festiva. Uma das iniciativas promovidas neste âmbito foi o “Sorteio de Natal do Comércio Local de Anadia”, que este ano duplicou o número de lojas aderentes, tendo também aumentado o número de prémios atribuídos. A autarca destacou o facto de o resultado final do sorteio “ter sido muito variado, com os prémios a serem sorteados a pequenos comércios e em vários lugares do concelho”.
No seu entender, “este tipo de ações dá visibilidade e promove o concelho” e, simultaneamente, “cativa outro tipo de públicos”. Por outro lado, está a dar-se às pessoas “uma resposta àquilo por que mais anseiam, que é ter uma melhor qualidade de vida no seu concelho, neste caso com uma vasta oferta de atividades culturais”.

Animação Cultural em 2018. O executivo municipal já está a trabalhar no calendário cultural para o presente ano. A presidente assegura que as atividades mais marcantes vão manter-se, nomeadamente os Concertos de Primavera, a Feira Medieval, Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho, Às Sextas na Praça, Sardinhada, Animação da Curia, entre outras ações que ainda estão a ser preparadas.