Assinar
Anadia

UCC Anadia: Cuidados paliativos domiciliários ajudam doentes e famílias em todo o concelho

Os cuidados paliativos no domicílio existem em Anadia há um ano mas ainda existem muitas famílias que desconhecem este serviço da UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) de Anadia. Quem o admite é a enfermeira Silvana Marques, coordenadora da UCC Anadia, que faz um balanço muito positivo do trabalho que esta equipa realiza no terreno, sete dias por semana (8h-20h/semana) e aos finais de semana (9h-13h).
“Os cuidados paliativos domiciliários são uma  resposta de cuidados de saúde dada às pessoas para resolução de problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e/ou progressiva, na tentativa de prevenir o sofrimento que ela gera e de proporcionar a máxima qualidade de vida possível a estes doentes e suas famílias”, explica, frisando que se trata de cuidados prestados no domicílio da pessoa em estreita ligação com a família.
“Muitas vezes este tipo de cuidados é confundido com os cuidados de fim de vida ou cuidados à doença terminal; e quando assim é pouco conseguimos fazer, a preparação do doente e família na realidade torna-se mais difícil. É importante que os doentes sejam referenciados até nós no tempo certo, para evitar o sofrimento, aliviar sintomas da doença e preparar a família.”

Famílias desconhecem serviço. E é aqui reside o maior problema, já que muitas famílias desconhecem a existência desta equipa e serviço: “apesar da pertinência da resposta advogada pelos cuidados paliativos, hoje, este tipo de cuidados não está ainda suficientemente divulgado e acessível àqueles que deles carecem.”
Silvana Marques revela ainda que no último ano  chegaram a este serviço doentes encaminhados por quatro formas (através da Rede de Cuidados Continuados Integrados, referenciados pela equipa intra-hospitalar de cuidados paliativos do Centro Hospitalar de Coimbra, através do Médico de Família e através das próprias famílias).

 

Ler mais na edição impressa ou digital