Assinar
Anadia

Maior evento de cake design do país vai realizar-se em Sangalhos

Um evento assim designado só pode ser… deliciosamente doce! A anadiense Lúcia Rosa aventurou-se a realizar, na sua terra, o maior evento de cake design de Portugal, que pretende dar a conhecer o que de melhor se faz no país ao nível do cake design, pastelaria e organização de festas. Assim nasceu o Sweet Sugar Festival que, no próximo fim de semana (a começar na sexta-feira e a terminar no domingo), trará ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, grandes nomes desta área de atividade.
Há um ano que Lúcia Rosa idealiza e prepara este evento. “A ideia surgiu após perceber que não havia nada do género, desde que na Exponor terminara, em 2015, o único evento de cake design existente em Portugal. Decidi então pôr em marcha este festival, aliando ao cake design a área da pastelaria”, explica a organizadora.
Lúcia Rosa adianta ainda que este tipo de eventos tem uma grande importância “em países como Brasil, Itália e Inglaterra – a maior é mesmo em Birmingham – e nós não temos nada no nosso país”. Até agora. Lúcia Rosa confessa que sofreu alguma pressão para realizar o Sweet Sugar Festival noutros locais, como Lisboa ou Coimbra (onde tem o seu ateliê de cake design e loja), mas nunca cedeu. “Desde o início, a minha ideia foi fazer o evento aqui na região, porque defendo a minha terra”, frisa.

Atividades para todos. Ao longo dos três dias, haverá demonstrações, workshops, palestras e concursos ao vivo. “Teremos sempre dois palcos com atividades permanentes – um com demonstrações de hora a hora com grandes nomes ligados a esta atividade; e no outro haverá uma equipa a trabalhar um projeto de cake design, a fazer tudo à frente do visitante”, diz Lúcia Rosa, O tema é a “Fantasia” e esperam-se trabalhos de grande originalidade, não estivessem presentes “os melhores pasteleiros e cake designers de Portugal”, como Mafalda Agante, Carla Rodrigues, Sónia Loureiro, Elisabete Caseiro, Cristina Mendes, Sofia Salvador, Milene Habib, Alvimar Alves, Waldeci Marreiros, Nuno Belchior, e muitos outros.

 

Ler mais na edição impressa ou digital