Assinar


Oliveira do Bairro

Mix&Move Oliveira do Bairro decorre até dia 22

A iniciativa Mix&Move Oliveira do Bairro, que decorre desde 14 de setembro no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, encerra no sábado, dia 22, com a Caminhada Solidária Noturna e o concerto do DJ e produtor musical Mastiksoul, que contará com Los Manitos como convidados.

A abrir o fim de semana, na 6.ª feira, o destaque vai para o concerto dos Wet Bed Gang, autêntico fenómeno de popularidade entre o público mais jovem, que vêm apresentar o seu hip-hop ao público bairradino. Os dois concertos têm início marcado para as 23h00, na Praça do Município, que tem sido palco das principais atividades do Mix&Move Oliveira do Bairro. As últimas duas noites Mix&Move vão encerrar com o som dos DJs Fontes e Bruno M, na 6.ª feira, e Jonnysix, no sábado, sempre a partir das 00h30.

Ainda na 6.ª feira, destaca-se também o desfile de Moda Fashion Mix&Move, promovido pela ACIB – Associação Comercial e Industrial de Oliveira do Bairro, que terá início às 20h30, para além das atividades de animação das ruas e comércio local (Stock Move), dança, ginástica e Aero Combat, com a presença de Bruno Susano, Bicampeão do Mundo de Kickboxing (19h30).

No sábado, comemora-se o Dia Europeu Sem Carros e a Av. Abílio Pereira Pinto volta a encerrar ao trânsito, acolhendo inúmeras atividades, que passam por insufláveis, jogos variados, futsal, basquetebol, voleibol, gincana de bicicletas, bicicletas de carga, pinturas faciais, modelagem de balões e tatuagens temporárias, para além de aulas de indoor cycling, dança, karaté, jump e walking, entre muitas outras atividades e demonstrações.

Do mesmo local, em frente à Biblioteca Municipal, vai sair uma das atividades mais marcantes da programação do Mix&Move Oliveira do Bairro. A Caminhada Solidária Noturna, que vai para a sua 4.ª edição, tem início às 20h e, para além de todo o divertimento e de proporcionar uma experiência inesquecível a todos os participantes, vai servir para apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, através do valor angariado nas inscrições e outros donativos, que serão utilizados na aquisição de equipamento de proteção individual para os soldados da paz. De referir que este tipo de equipamento, que tem prazo de validade, representa um custo superior a 3.000 euros por bombeiro.

Ainda antes do fim de semana, na 5.ª feira, destaca-se o Mini Cicloturismo para pais e filhos, às 17h, animação de rua com Mimos, entre as 17h e as 20h, uma aula de dança às 18h30, aula de Minigolfe com Anabela Pereira, Penta Campeã Nacional da modalidade, às 19h, e aulas de Karaté (Largo Padre Acúrcio) e Fightteam (Praça do Município), às 19h30.

De destacar ainda as iniciativas promovidas em parceria com a ACIB, que passam por um concurso de montras do comércio local, com a temática da Semana Europeia da Mobilidade 2018 (“Combina, recicla e move-te!”), o alargamento do horário de funcionamento com campanhas de descontos para os seus produtos e a promoção de ementas saudáveis por parte dos estabelecimentos de restauração.

 

Jogos Sem Fronteiras e Cicloturismo marcaram primeiros dias

Os primeiros momentos do Mix&Move Oliveira do Bairro, na 6.ª feira, dia 14, ficaram marcados pela dança em formato flash mob, apresentada pelo OBSC Dance, surpreendendo todos os presentes na cerimónia de abertura, que contou com o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, a declarar o início da iniciativa.

Das muitas atividades já realizadas, destacaram-se os Jogos Sem Fronteiras e Jogos de Cultura, que colocaram em alegre e divertida competição oito equipas das quatro freguesias do Concelho, em duas sessões realizadas nas noites de 6.ª feira e domingo. Em ação estiveram ainda duas equipas em representação do Executivo da Câmara Municipal e dos Executivos das Juntas de Freguesia, que participaram na demostração dos vários jogos. No final, a vitória sorriu à União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa.

Na manhã de domingo, mais de 200 ciclistas participaram no Cicloturismo Mix&Move, percorrendo os cerca de 29 Kms do percurso em alegre e descontraído passeio, com algumas paragens para recarregar baterias. No final, à hora de almoço, os cicloturistas foram brindados com um porco no espeto, que fez as delícias dos famintos desportistas, em alegre convívio.

Ao longo de toda a semana, a Praça do Município tem contado com insufláveis e tasquinhas, pistas de minigolfe e muita animação. O comércio local do centro da cidade está aberto extraordinariamente até às 20h00, com as montras decoradas sob o tema “Combina, recicla e move-te!”, e estão disponíveis ementas saudáveis nos restaurantes e pastelarias aderentes à iniciativa. Pelas ruas mais próximas da Praça do Município, vão acontecendo vários momentos de “street art”, tendo os moradores decorado as suas janelas e varandas com moinhos de vento, alguns entregues pela autarquia, símbolo do Mi&Move Oliveira do Bairro 2018.

O programa completo pode ser encontrado no site do Município, em www.cm-olb.pt, e na página de facebook da iniciativa Mix&Move Oliveira do Bairro.

[responsivevoice_button voice=“Portuguese Female” buttontext=“Ler esta notícia”]