Assinar
Cantanhede

Cantanhede: Câmara fixa valores da ação social escolar

A Câmara de Cantanhede acaba de aprovar aprovou os termos dos apoios a conceder no âmbito da ação social escolar, designadamente os valores do subsídio de refeição e do auxílio económico a estudantes carenciados.
Com estes dois tipos de apoio, pretende a autarquia criar condições para uma efetiva igualdade de oportunidades no acesso ao ensino e ao sucesso educativo, através destes apoios que se destinam a “corrigir as desigualdades sociais, por forma a diluir os efeitos de fatores que de algum modo contribuem para o absentismo escolar e para o insucesso de crianças de agregados familiares mais desfavorecidos”.
No que diz respeito ao “Programa de Generalização de Fornecimento de Refeições”, a Câmara assegura alimentação gratuita a cerca de 170 crianças de agregados familiares carenciados, enquanto centenas de outras, em função do seu nível de rendimento, beneficiam de um apoio de 50% do valor que compete pagar pelas famílias. É de salientar ainda que, nos termos da lei, a Câmara comparticipa já o custo das refeições de todos os alunos, independentemente da sua condição socioeconómica.
De um total de 1.150 inscritos no 1.º Ciclo do Ensino Básico, são cerca de 300 os alunos pertencentes aos agregados familiares integrados nos 1.º e 2.º escalões de rendimentos determinados para efeitos de atribuição de abono de família, sendo o nível de apoio determinado em função do posicionamento nesses escalões.