Assinar
Anadia

Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada comemora 25.º aniversário

A Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada (AAPB) está a comemorar 25 anos de existência.
Presentemente é liderada por Mário Fernando Moreira, que deixa um público convite a todos os anadienses e bairradinos para estarem presentes na sessão de apresentação do livro “25 anos – AAPB”, apresentada pelo professor Doutor Pedro Calheiros, no próximo sábado, dia 23 de novembro, às 18h, no Museu do Vinho Bairrada. O livro reúne mais de sete dezenas de artistas, de diversas proveniências geográficas e percursos profissionais.
A JB, o presidente da AAPB avança que esta associação tem crescido “e com ela a ambição dos seus associados. Queremos continuar a dignificar a arte e os seus artistas, fazendo-os chegar a outros públicos, crescer e desenvolver-se.” “Com avanços e recuos, mas com um balanço global positivo”, rumo às Bodas de Ouro uma vez que projetos não lhe faltam, estando alguns deles em fase embrionária.
A título de curiosidade, recorde-se que o embrião para o nascimento desta associação aconteceu com um convite a 22 artistas, em 1993, do então vereador da cultura na Câmara Municipal de Anadia, Fernando Loureiro, para participar na exposição: “A Bairrada vista pelos seus Pintores”. Curiosamente, a associação – que abrange a pintura, a escultura e a fotografia – e tem sede na Casa Rodrigues Lapa, em Anadia, realizou a sua primeira exposição fora de Anadia, obtendo melhor acolhimento em Águeda, na Fundação Dionísio Pinheiro. Efetivamente, foi a primeira de muitas que, entretanto, se foram realizando pelos municípios vizinhos.