Assinar


Desporto // Futebol  

Hipóteses & Certezas de regresso

Miguel Valença, que nas duas últimas épocas esteve à frente do comando técnico do Oliveira do Hospital, segundo que o Jornal da Bairrada conseguiu apurar, é o novo treinador do Anadia Futebol Clube. O jovem treinador de 30 anos realizou excelente trabalho no clube do sopé da Serra da Estrela no Campeonato de Portugal. Na época de 2018/2019 conduziu os beirões ao 6.º lugar e, na presente temporada, que não chegou ao fim por causa da pandemia Covid-19, deixou o clube na 14.ª posição quando faltavam 9 jornadas. É verdade que estava em zona de descida, mas num campeonato tão equilibrado, tudo era possível no que diz respeito à manutenção, o que seria histórico para um clube que sempre sentiu algumas dificuldades em permanecer nas competições nacionais.

Miguel Valença, que antes tinha treinado os juniores da AD Nogueirense, como jogador representou também o clube de Nogueira do Cravo, Académica, União de Coimbra, Moinhos, Naval e Ansião tem, agora, pela frente, talvez o maior desafio da sua curta carreira de treinador.

A direção liderada por Vasco Oliveira terá de começar tudo de novo no que diz respeito à constituição do plantel para atacar o Campeonato de Portugal, visto que a maioria dos jogadores deixou o clube. Para citar alguns, Pedro Santos e Ruben Silvestre assinaram pelo São João de Ver, Dos Santos e Kingsley (Águeda), Rui Raínho (Lourosa), Leandro Vieira (Beira-Mar), Frank e Boateng (ambos para o OBSC).

Existem também algumas incertezas sobre a nova SAD. Jorge Manuel Mendes (Xuxa), que ajudou o clube nos últimos meses antes da pandemia, ao investir na regularização dos salários em atraso, parece carta fora do baralho. A aposta poderá recair num grupo de japoneses.
O guarda-redes Manuel Gama e o médio Manuel Garruço, segundo informações recolhidas, são os únicos jogadores que renovaram até ao momento.
Os ex-juniores Nelson, Francisco Semedo, Eduardo Pinheiro e Pedro Reis vão fazer parte do plantel principal.
Os defesas centrais Leo Carioca (ex-Oriental) e Tiago Correia (ex-Sertanense), e os médios Danilo Almeida (ex-Águeda) e David Brás (ex-Oliveira do Hospital), são novidades no que diz respeito a reforços.

RECREIO DE ÁGUEDA
Quem também vai começar praticamente tudo de novo é o Recreio Desportivo de Águeda, que volta a competir no Campeonato de Portugal. Nuno Pedro continua como treinador e conta com as renovações de Gonçalo, Souffo, Sibu, Jullyan e Marcelo Santiago.
Dos Santos e Kingsley, ambos ex-Anadia, são reforços.
Para a nova temporada, os Galos irão apostar numa política diferente. Ao contrário das últimas épocas, a equipa principal volta a treinar ao final da tarde, e a direção liderada por Rui Anjos contará com um orçamento mais baixo do que o habitual.


OLIVEIRA DO BAIRRO
Falta uma ou duas contratações para que o plantel do Oliveira do Bairro, liderado por Cajó (ex-Avanca), fique completo. Guarda-redes: Samuel Biscaia (ex-Ovarense) e Paulo Ramísio (júnior, mas que trabalhará com os seniores).
Defesas: Miguel Oliveira, João Filipe, Nuno Esgueirão, Wilson (ex-Condeixa), Viveiros (ex-Estarreja), Silva e Tiago (ambos ex-juniores).
Médios: Gustavo Gaio, Leo, Girão (ex-Estarreja), Frank (ex-Anadia), Berna e Serginho (ambos ex-Estarreja), Alexandre Leira (ex-Alba), Nuno Castro e Filipe (ambos ex-juniores).
Avançados: Miguel Gomes, João Morais, Boateng (ex-Anadia), Gonçalo Nunes (ex-Tocha), Gil Pereira (ex-Avanca), Tó Félix e Zé Félix (ambos ex-juniores).

FERMENTELOS
O Sporting Clube de Fermentelos, que vai participar no Campeonato SABSEG da Associação de Futebol de Aveiro, reforçou-se com dois jogadores do vizinho Mourisquense: o médio Rui Mira e o avançado Figo.


Rafael Oliveira, conhecido no mundo do futebol por Rafa, que irá continuar como jogador, vai acumular as funções de coordenador da formação dos Leões da Pateira.

ÁGUAS BOAS
O Grupo Desportivo de Águas Boas já encontrou treinador para substituir Luís Pinho. A escolha recaiu em Beto Veiga, ex-jogador e treinador das camadas jovens (juniores) do Mourisquense.


O clube canarinho, que volta a participar na 2.ª Divisão Distrital da AFA, irá fazer uma parceria com a Associação Desportiva Taboeira com vista à cedência de jogadores. Cerca de 10 jogadores dos Sub-22 e ex-juniores deverão fazer parte do plantel.

AGUINENSE
A Associação Recreativa Aguinense, numa aposta de continuidade, irá manter a maior parte do plantel da época passada. Entretanto, o clube de Aguim reforçou-se com André Nogueira (ex-Pampilhosa), André Barros (ex-Mourisquense) e Hugo (ex-Fermentelos). Pedro Moniz continua como treinador da coletividade liderada por Fernando Tribuna.

PAREDES DO BAIRRO
Carlos Cardeira, que nas duas últimas épocas esteve na ADC Vila Nova de Monsarros, é o novo treinador da Associação Desportiva de Paredes do Bairro.

FAMALICÃO
Vítor Henriques poderá estar de regresso ao Atlético de Famalicão para treinar a equipa que vai participar no Distital da 2.ª Divisão. João Vieira, Ruben Santos, Ivo, Rafa, Kaio e João Canteiro renovaram por mais uma época. Salviano (ex-júnior) foi promovido aos seniores.

VN MONSARROS
A Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Monsarros já prepara a próxima época. Até ao momento, o clube renovou com Daniel Pirolo, Carlos Frederico e Werick. Diogo Martins (ex-OBSC) e Bruno Rodrigues (ex-Antes) são reforços. Carlos Neves, mais conhecido por Pops, que foi adjunto de Nuno Pedro no OBSC e Gafanha e esteve na formação do Anadia, é forte possibilidade para ser o treinador.
Entretanto, este sábado, dia 27, às 20h30, o clube realiza, no Salão da Junta de Freguesia, uma Assembleia Geral Ordinária para eleger nova direção. Tudo aponta que David Carvalho irá continuar por mais um ano. Têm a palavra os sócios.

TREINADORES
Hernâni Tomás, que não terminou a época no OBSC, é o novo treinador do Vista Alegre.
Marco Breda e João Garrido renovaram por mais uma época com Mealhada e Carqueijo, respetivamente.
António Vida, há mais de meia dúzia de anos no Sosense, continuará como treinador.
Carlos Rocha, que na época 2017/2018 foi campeão da 2.ª Divisão Distrital pelo Antes, está de regresso ao clube.